Matéria do Globo:
Museu 2.0: a arte de ouvir o público
No colo da dona, o gato se contorce de prazer com as cócegas no pelo
acinzentado. Ela interrompe o carinho e solta um gritinho. E o bichano
parece responder, exibindo as patinhas rosadas como se pedisse mais. São
poucos segundos, mas são segundos hipnóticos. O Walker Art Center, em
Minneapolis, nos Estados Unidos, entendeu o poder de um felino em cena.
Organizou um festival em seu jardim só com vídeos de gatos no YouTube.
Foi a maior audiência do museu: dez mil visitantes num dia.
Na pequena cidade de Santa Cruz, na Califórnia, um museu convidou o
público a expor suas memórias em pequenos jarros de vidro. Lotou o
primeiro andar com os potinhos de histórias. Também pediu aos visitantes
que mostrassem lá suas próprias coleções — e nada da monotonia dos
acervos que se levam a sério demais. A vizinhança do Santa Cruz Museum
of Art and History coleciona de caveiras de animais e eletrodomésticos a
bandeiras da guerra civil americana. Ao envolver o público na
instituição, o museu viu a audiência passar de dez mil pessoas em 2011
para mais de 23 mil em 2012.
— O grande salto de um museu
atualmente é saber olhar para o público — diz Luis Marcelo Mendes, há 20
anos pesquisador de cultura e branding, que acaba de organizar num livro pensamentos e relatos de experiências bem-sucedidas em museus mundo afora.
“Reprograme”
reúne ensaios de filósofos como Alain de Botton, diretores de museus
como Nina Simon (à frente da instituição de Santa Cruz, na Califórnia) e
consultores como Robert Jones, tido como o “inventor” da marca Tate
Modern, de Londres, e do New Museum, de Nova York. Em todos os textos do
livro, que a Ímã Editorial lança no dia 11 de dezembro, é consenso: se
quiserem sobreviver, no século XXI, os museus precisam aprender a ouvir o
público. Ou, como diz Robert Jones em ensaio que integra o livro, um
museu não pode ser pensado como uma catedral, mas como um “bazar de
troca”.
(Continua...)
Leia a matéria na íntegra em: http://oglobo.globo.com/cultura/museu-20-arte-de-ouvir-publico-6836646
Já estou lendo. Há alguns artigos interessantes.
ResponderExcluirAbraço,
Vera Siqueira
Museóloga
Corem 4ª R - Nº 140-I