27/08/2009

Exposição online do Museu Nacional

Notícias Quinta-Feira, 27 de agosto de 2009
JC e-mail 3836, de 27 de Agosto de 2009.

19. Dinossauros viram arte na internet

Exposição online do Museu Nacional oferece viagem interativa à pré-história

Carlos Albuquerque escreve para "O Globo":


Não chega a ser como no filme "Uma noite no museu", mas criaturas pré-históricas parecem quase em movimento na mostra "Dinos Virtuais". Parte do II Congresso Internacional de Arte Paleontológica, que acontece no Museu Nacional/UFRJ até domingo, ela é a primeira exposição em 3D de um museu brasileiro na internet.

Utilizando técnicas de videogame e computação gráfica, além da própria paleoarte (reprodução de espécies fósseis através de obras artísticas, seguindo critérios científicos), a exposição permite que o usuário passeie pelo museu, visualizando e manipulando as peças. O endereço virtual da mostra é www.dinosvirtuais.museunacional.ufrj.br

- De fato, o filme "Uma noite no museu" serviu como fonte de inspiração para essa mostra - explica o paleontólogo Pedro Romano, um dos participantes do projeto. - Essa mostra permite que a pessoa interaja com parte do acervo do museu, usando o mouse, como num jogo. Além disso, um clique ao lado de determinada espécie abre uma série de informações sobre ela, feita por especialistas.

Interação também é a palavra chave para se entender o conceito de paleoarte, já que ela une arte e ciência.

- A paleoarte é uma concepção artística que representa como seria o habitat em vida de um animal extinto - explica Romano. - Mas não é uma concepção livre, como a arte em geral. Para ser paleoarte, ela tem que estar baseada em rígidos critérios científicos. Por isso, o paleoartista e o paleontólogo trabalham sempre juntos.

Durante o congresso, serão exibidos diversos trabalhos de paleoarte, como a réplica do Skorpiovenator, um dinossauro carnívoro que viveu na Patagônia argentina há 90 milhões de anos, durante o cretáceo. Também será exposto o Microraptor gui, um dinossauro de quatro asas que viveu na China durante o mesmo período.

(O Globo, 27/8)


Expediente • Contato • Site da SBPC
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC©2002
Todos os direitos reservados / All rights reserved

Um comentário:

  1. O Brasil está bem adiantado na paleoarte. Pena que poucos conheçam.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget