12/10/2009

Casa de João Goulart vira museu

O Memorial Casa João Goulart será inaugurado amanhã, em uma casa que pertenceu à família do ex-presidente da República em São Borja, no oeste do Rio Grande do Sul. O imóvel foi construído em 1927, tombado como patrimônio histórico em 1994 e posteriormente doado à Prefeitura de São Borja. A restauração foi concluída em julho deste ano, com patrocínio da iniciativa privada.
Os visitantes poderão observar documentos e objetos relacionados à vida de João Goulart, além do mobiliário original e pinturas decorativas em quatro salas de exposição, três salas de reconstituição de ambientes e uma sala de vídeo. O acervo foi doado por familiares, amigos, conterrâneos e admiradores do ex-presidente e pelo Instituto João Goulart.
O memorial está localizado perto da casa, também transformada em museu, de outro ex-presidente, Getúlio Vargas, formando o Corredor Cultural de São Borja.
João Goulart nasceu em São Borja em 1º de março de 1919, assumiu a presidência da República em setembro de 1961, foi deposto pelo golpe militar de março de 1964 e morreu no exílio, na Argentina, em 6 de dezembro de 1976. Seus restos mortais estão enterrados em São Borja, assim como os de Getúlio Vargas e Leonel Brizola.
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1324875-5601,00-CASA+DE+JOAO+GOULART+VIRA+MUSEU.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário