25/02/2010

Blogs e blogs de museologia

Desde que me iniciei no cibermundo (ou como dizem alguns nerds fãs de anime: digimundo), que frequento blogs e sempre tive vontade de montar um. Mas como a preguiça e a falta de tempo por conta da faculdade falavam mais alto, a tarefa sempre ficava para depois, e a desculpa habitual para não criar um era que "blog é um nome muito feio! Parece o som de alguma coisa gosmenta caindo no chão. Lá vai um homem com uma sacola de tomates. Ele tropeça, cai no chão e Blog!" Viu? É um nome feio!


Mas o tempo passa e a sonoridade estranha perde espaço para as possibilidades. O dinamismo da era informacional faz os blogueiros perceberem nesta ferramenta, algo além de um diário virtual extremamente bizarro. Digo "diário virtual extremamente bizarro" pois a idéia de um diário é ser algo pessoal e não algo a ser divulgado, o que constantemente alguns blogueiros se esqueciam e escreviam coisas das quais eu tenho medo de comentar. Tempos difíceis aqueles.


Mas coisas mais interessantes também apareciam nos blogs e opiniões sobre assuntos variados começam a ser expostas, e eles se tornam uma importante ferramenta formadora de opinião, e divulgadora de novas idéias (e produtos).


Então...es que surge Fabiano com a proposta de um blog de museologia. Percebi alí uma possibilidade legal de fazer algo que sempre quis além de, caso desse errado, eu poderia culpar ele (hehe). APor um tempo eu acreditei existirem poucos blogs voltados para esta temática até que no museu onde trabalho descobri sentada ao meu lado uma museóloga com um blog muito bom de museologia. O nome do blog não poderia ser mais original. Chama-se: Museologia. Os assuntos abordados são de interesse principalmente para os que gostam de numismática, indumentária, armas e tantas outras coisas bibiânicas. Curti os artigos e recomendo o blog para estudantes, profissionais, ou aspirantes a estudantes.


Mas tentando ir além para descobrir outros espaços com a mesma temática, achei o blog do pessoal da UFBA, e outro que em breve será processado por plágio e chama-se: museologando. Calma calma não priemos canico. Estou brincando. Na realidade o objetivo aqui é divulgar estes e ver presente neste espaço a divulgação de muitas outras fontes. Qualquer coisa, culpem o Fabiano.


Sei que existem tantos outros espaços com a mesma temática, mas selecionei alguns e brevemente aparecerão outros. Seguem os links:


Quem conhecer outros espaços semelhantes podem enviar comentários.

5 comentários:

  1. Legal fazer o levantamento dos blogues existentes por aí, sobre museologia. O problema é ter tempo para seguir todos mas eu continuo fiel ao Fabiano/Museologando.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Adua, essa é uma idéia realmente excelente! Inclusive, já adicionei dois destes blogs q não conhecia entre os outros mais q divulgo lá no EducaMuseu, sobre museus, museologia, educação e cultura. Quanto ao "plágio", o blog (veja bem, é museAlogando, com a! rs.) é da prof. Isabel Victor, da Universidade Lusófona, vale apena adicionar em sua lista de visitas. Ah, e pode colocar o EducaMuseu aí neste post! rs. http://educamuseu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ih! Verdade! Valeu pela correção Moana. Logo farei outra lista com blogs e adicionarei o educamuseu. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. me gusta mucho tu blog, soy de méxico y tengo un blog parecido, aunque todavía está muy pequeño y me tardo en postear nuevos artículos, ojala lo consultes (para leer el tuyo uso traductor... ya se, es poco práctico, pero no se leer portugues)
    te dejo el link: http://museologeando.blogspot.com/

    gosto muito teu blog, sou de méxico e tenho um blog parecido, ainda que ainda está muito de pequeno e me demoro em postear novos artigos, ojala o consultes (para ler o teu uso tradutor... já se, é pouco prático, mas não se ler portugues)
    te deixo o link: http://museologeando.blogspot.com/

    ResponderExcluir