16/03/2010

Lançamento: “A Imaginação Museal” e Revista MUSAS, 4

O Instituto Brasileiro de Museus e a Travessa 1 lançam livro e revista do programa editorial do IBRAM, dia 24 de março
Além de professores da UniRio e do autor de “A Imaginação Museal”, Mário Chagas, espera-se a presença de diretores dos principais museus do Rio de Janeiro
O quarto número da revista “Musas” – primeiro sob a chancela do IBRAM – e o livro “A Imaginação Museal”, de Mário Chagas, marcam o lançamento das primeiras publicações do programa editorial do Instituto Brasileiro de Museus. O evento acontecerá na Travessa 1, na quarta-feira, 24 de março, às 18h.
Esta edição da revista conta com três entrevistas especiais de artistas contemporâneos, de linguagens e experiências diversas: Gilberto Gil, Cildo Meireles e Jorge Figueira. Ao todo, são 16 artigos de 23 autores, entre eles o presidente do IBRAM e colaboradores internacionais. Como costuma fazer a cada número, “Musas” visitou o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), instituição que estabelece diálogo entre Arte Moderna e Contemporânea, o público e o privado, o regional e o nacional, o local e o global.
No livro “A Imaginação Museal – Museu, Memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro”, Mário Chagas apresenta a postura destes intelectuais sobre os patrimônios culturais a partir de pistas e indícios encontrados em suas próprias palavras e ensaios. O autor é poeta e museólogo e dirigiu o Museu Joaquim Nabuco e o Museu do Homem do Nordeste. Foi chefe do Departamento de Dinâmica Cultural do Museu Histórico Nacional, coordenador técnico do Museu da República e diretor da Escola de Museologia da UniRio. Atualmente, é consultor do Museu das Missões (RS) e do Museu da Maré (RJ), além de diretor do departamento de Processos Museais do IBRAM, professor adjunto da Escola de Museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, da UniRio.
Sobre os realizadores
Criado em maio de 2009 pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é uma autarquia ligada ao Ministério da Cultura, voltada exclusivamente para o setor de museus e Museologia.
Já a rede Livraria da Travessa adotou novo perfil em sua loja original, na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio, no final de 2009. A proposta é privilegiar as editoras independentes e universitárias, reconhecendo a força dos chamados Long Sellers, Forever Sellers ou Slow Sellers (que vendem a longo prazo, sempre ou aos poucos).
O projeto é um investimento da Livraria da Travessa e de dois aliados de peso: a LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) e a ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). As duas associações reúnem mais de 200 pequenas e médias editoras, efetivamente agentes e defensoras do conceito de bibliodiversidade estampado na fachada da loja, que nada mais é do que diversidade editorial.

LANÇAMENTO: “A IMAGINAÇÃO MUSEAL” E REVISTA MUSAS, No 4
EDITORA: IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus)
DATA: quarta-feira, 24 de março de 2010, às 18h
LOCAL: TRAVESSA 1
ENDEREÇO: Travessa do Ouvidor, 17 – Centro – Rio de Janeiro
TELEFONE: 2505-0400

________________________________________
Assessoria de Imprensa – Armazém Comunicação
www.armazemcomunica.com.br / www.twitter.com/armazemcomunica
Telefones: 21. 3874-7111 / 2294-8929
Atendimento: Sheila Gomes – sheila@armazemcomunica.com.br

Um comentário: