07/04/2010

Chuvas alagam Museu do Pontal!



A água da chuva, que atinge o Rio desde a tarde de segunda-feira (6), invadiu as galerias do Museu Casa do Pontal, de arte popular do Brasil, localizado no Recreio, Zona Oeste do Rio.

A administração do museu diz que ainda não é possível avaliar as proporções dos danos causados ao acervo e às instalações do museu, mas adiantou que a situação é grave.

Desde as primeiras horas da manhã, funcionários e prestadores de serviços trabalham no museu para reparar os danos. O local conta com mais de oito mil obras. A maior parte do acervo é composta por obras raras, cujos autores já faleceram.

A diretora do museu, Angela Mascelani, diz que ainda não é possível avaliar as proporções dos danos causados ao acervo. "A situação ficou bastante grave porque a água subiu até os joelhos. Foi a primeira vez que isto aconteceu, é inacreditável", relata, emocionada.

Segundo Mascelani, no início desta manhã o museólogo responsável, Sérgio Santos, conseguiu chegar ao local por um caminho alternativo, uma vez que a estrada de acesso está comprometida. Com a ajuda de funcionários e prestadores de serviço foi possível salvar grande parte do acervo.

As obras foram transferidas a tempo para o segundo andar do prédio, conta a diretora. "As chuvas e o próprio museu estar alagado é um impacto muito forte", diz Mascelani.

No link da Folha tem o Podcast com a entrevista da Angela...

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1559158-5606,00-AGUA+DA+CHUVA+ALAGA+MUSEU+COM+OITO+MIL+OBRAS+NA+ZONA+OESTE.html e http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u716909.shtml



As imagens dizem bastante por elas mesmas e a entrevista da Angela também é bem esclarecedora da gravidade do aconteceu por lá... Pelo que ela diz, as peças do Mestre Vitalino, pelo menos, não foram atingidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário