23/07/2010

Deputado Museólogo 65007



Marcio Marques, é museólogo e servidor publico federal do Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM.
Marcio foi líder estudantil, diretor da UNE e da direção nacional da UJS, destacando-se como organizador dos movimentos de resistência ao aumento das mensalidades e da luta pela democracia e contra a corrupção.
Como defensor da cultura brasileira, foi fundador, em 2000, do Bloco Carnavalesco O REMÉDIO É O SAMBA, do qual é presidente. O Bloco, que nasceu para resgatar o carnaval de rua do Rio de Janeiro é a primeira ONG criada para valorizar o samba de raiz. Marcio secretariou Comissão Especial na ALERJ em defesa das Rádios
Comunitárias, apoiou a luta pela consolidação do Funk como manifestação cultural e contra violência e organizou a primeira audiência pública contra a vinda do Museu Guggenhein e pela revitalização da Zona Portuária.
Marcio foi assessor do Deputado Edmilson Valentim na ALERJ por 11 anos. Atuaram juntos na CPI que investigou casos de corrupção na Secretaria de Fazenda (caso Silveirinha), na CPI que investigou as causas do afundamento da plataforma de petróleo P36, na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, na elaboração e aprovação da lei que assegurou acesso gratuito aos menores de 12 anos aos estádios esportivos e da meia entrada para estudantes em eventos culturais e esportivos.
Marcio Marques esteve à frente, nos últimos 4 anos, de projetos importantes no Ministério do Esporte. Foi membro do Comitê de Gestão do Governo Federal nos Jogos Panamericanos e Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Marcio foi um dos coordenadores do projeto que trouxe para o Rio de Janeiro as Olimpíadas de 2016 e articulou o plano de trabalho que tem como objetivo colocar o Brasil entre as 10 potencias esportivas do mundo e entre as 5 no esporte paraolímpico.
Marcio Marques pretende como Deputado dar continuidade e ampliar sua atuação de compromisso com o esporte, a cultura e o desenvolvimento social. Apoiado na implantação do Plano Esportivo de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Marcio trabalhará no sentido de gerar condições de inclusão social para crianças e jovens além de impulsionar benefícios de infra-estrutura nas cidades do Rio de Janeiro. Tendo suporte no Programa Segundo Tempo do Governo Federal, Marcio buscará multiplicar pelo estado a iniciação esportiva para as crianças da rede pública de educação. Além disso, dará continuidade, como parlamentar, ao trabalho de desenvolvimento social baseado na preparação da Copa do Mundo no Rio e das Olimpíadas de 2016.
Museólogos(as)de todo mundo uni-vos!

Um comentário:

  1. O Marcio apoiou os museólogos qdo estivemos na ALERJ reivindicando melhorias salariais para os funcionários da FUNARJ - Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir