Um museu na Espanha está expondo brinquedos e bonecos pouco convencionais criados por artistas revolucionários, como Pablo Picasso e Paul Klee.
A exposição "Los juguetes de las vanguardias" ("Os brinquedos da vanguarda") - em cartaz no Museu Picasso de Málaga - reúne mais de 200 obras e manuscritos de artistas que buscaram inspiração na arte moderna para criar brinquedos.
Segundo os curadores da exposição, muitos artistas foram influenciados pelas teorias de Sigmund Freud sobre a importância da infância no desenvolvimento psicológico dos indivíduos.
Para mostrar as relações entre arte e educação, os curadores reuniram bonecos, teatros em miniaturas, fantoches, jogos, móveis e livros criados por artistas renomados, como Pablo Picasso, Paul Klee, Joan Miró, Henri Cartier-Bresson, Alexander Rodchenko, Bruno Munari, El Lissitzky e Joaquín Torres-García.
A mostra é separada em duas seções. Uma contém brinquedos do final do século 19 e 20. A segunda mostra jogos criados apenas por artistas de movimentos de vanguarda, como Construtivismo, Funcionalismo e Futurismo.
A exposição estará em cartaz até o final de janeiro de 2011, no Museu Picasso de Málaga, na Espanha.
Texto da BBC Brasil divulgado pela Ádua via Facebook e imagem do site do Museu Picasso de Málaga (http://www2.museopicassomalaga.org/03_2frameset.htm)
Valeu, amigos do Museologando.
ResponderExcluir