29/09/2010

Condenados os organizadores da Forbidden Art

Futucando os textos que eu tinha salvo nos rascunhos, encontrei este que ainda estava preparando para postar, mas só para garantir que a informação chegue aos seus destinatários decidi postar logo. Segue...

Quem não se lembra da exposição Erótica sendo duramente criticada por setores da igreja católica que no Rio de Janeiro, ameaçaram fazer uma retirada em massa das contas correntes do Banco do Brasil caso este não proibisse que a obra em que Márcia X coloca dois terços dispostos em forma de pênis que resultam em uma cruz? E quem não fica escandalizado ainda hoje ao se deparar com a obra "A origem do mundo" do Courbet? Poderia lembrar ainda que o Vaticano já mandou cobrir a nudez de diversas estátuas que contribuem para formar seu grandioso patrimônio artístico. Enfim, dá para criar um blog só para discutir obras polêmicas e exposições tão polêmicas quanto.


Arte não precisa ser necessariamente polêmica, ela pode ser apenas...bonita e servir para agradar aos sentidos. Mas nos dias atuais, arte é muito mais do que isso. É o contestar a ordem estabelecida, é contestar a realidade na qual pisamos nem que para isso tenha que contestar as instituições que regem a sociedade. Por essa e por outras que exposições como a Forbidden art acabam tendo o resultado que tiveram.
Quadro exposto na Forbiden art créditos da imagem


Acredito que as imagens acima já dizem muita coisa sobre a exposição. Esta exposição ocorreu em 2007 na Rússia onde dois sujeitos Yuri Samodurov e Andrei Erofeev acharam que seria legal fazer uma exposição misturando elementos de religiosidade cristã, islâmica e cultura pop. Muitas relações que despertavam diferentes desejos no expectador por colocar no mesmo patamar ícones da indústria cultural e imagens religiosas. Os resultados dela estão sendo sentidos até hoje quando ambos podem ser condenados a até 3 anos de prisão por (PASMEM) incitar ao ódio. Desculpem aos religiosos que estiverem lendo o blog mas não conheço nenhuma instituição que tenha incitado ao ódio mais do que as ligadas a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário