08/09/2010

os Museus nas Eleições 2010

Quarta-feira, 08/09/2010
Sérgio Cabral fala sobre seus planos para a cultura. O candidato do PMDB foi à Duque de Caxias e visitou um museu de ciências. Ele afirmou que, se for reeleito, quer melhorar a cultura e a educação, valorizar mais os professores, para que os alunos estudem mais. Cabral, afirmou que, em um segundo mandato, aumentará a rede de museus do estado para levar mais conhecimento e cultura à população do Rio de Janeiro.
Confira o vídeo!
Saiba mais em
http://www.sergiocabral15.com.br/noticia/campanha/estado-ganhara-novos-museus-diz-cabral.html


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Refletindo sobre o provável aumento da rede de museus do Estado do RJ.

    Em 1975, foi criada a FEMURJ - Fundação de Museus do RJ, com cerca de 13 museus e sede administrativa em lindo prédio na URCA. Foi o 1o. sistema de museus do Brasil. Acredito q o 2o. foi o do RG do Sul.
    Anos depois, de gde agitação cultural, começou o desmantelamento. A Fundação se transformou numa simples Diretoria de Museus da FUNARJ - Fundação de Artes do RJ, sem poder e nem voz. A atual Secretaria de Cultura continuou o desmonte/sucateamento. Diminuíram o no. de museus e a Diretoria, q virou Sistema, já ñ tem espaço própio, assim como nunca + se realizou um concurso pra museólogo. Os três únicos concursos pra museólogo do Estado, foram realizados no tempo da FUNARJ, nos anos 70. Em cada um foram abertas 15 vagas totalizando 45 museólogos. Foi o período áureo na museologia do Estado, assim como estamos vendo agora, na área Federal. Quanto à esfera Municipal, tudo ainda está começando, c/ a criação do Sistema Municipal de Museus e promessa de concurso. Esperamos que haja continuidade, pois, o que andamos constando, ao longo desses 40 anos de museologia, é que existe um eterno recomeçar, onde os projetos, nunca caminham.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: os três concursos para museólogos, foram realizados nos tempos da FEMURJ - FUNDAÇÃO DE MUSEUS DO RJ então dirigida, pela museóloga Neusa Fernandes. A FUNARJ - FUNDAÇÃO DE ARTES DO RJ, ainda ñ existia.

    Esclarecendo: A 1a. postagem foi removida por mim, pois eu pegava muito pesado e não pelos moderadores do blogspot Museologando. Foi auto-censura rs.

    ResponderExcluir