25/10/2010

Museus Verdes

O GLOBO - 23/10/2010 às 21h 29m.
Nossos primeiros museus verdes.
MIS, com selo de sustentabilidade, sai do papel em dezembro. Museu do Amanhã é o próximo.
Na disputa (acirrada) pelo título de primeiro museu verde do país, quase ocorre um empate, como mostra reportagem de Flávia Monteiro publicada no Globo deste domingo. O novo prédio do Museu da Imagem e do Som (MIS) - que será erguido no terreno onde funcionava a Help, na Praia de Copacabana - vai começar a sair do papel em dezembro. E com o primeiro registro do tipo, obtido em maio, no processo de certificação do selo Leed (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), concedido pelo Green Building Council/Brasil.
Mês passado, foi a vez do Museu do Amanhã, que será construído no Píer Mauá, obter o registro para o Leed. Assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o projeto, em fase de finalização, prevê, entre outras soluções ecológicas, o uso da água da Baía da Guanabara no resfriamento dos equipamentos de ar-condicionado.
Coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho, Cristina Lodi, que está à frente do empreendimento do MIS, juntamente com a Secretaria estadual de Cultura, destaca que a sustentabilidade foi pensada desde o traçado arquitetônico. O projeto e dos americanos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio.
- Na avaliação energética inicial, notou-se que aquele era um projeto apto a receber a certificação Leed. Mas o trabalho começou já na demolição da boate Help (concluída em março), feita de forma a minimizar os transtornos causados pelo método tradicional, como poeira e barulho. Além disso, 99,81% dos resíduos gerados foram enviados à reciclagem ou reaproveitados - diz Cristina.
Para obter o registro ao selo, foram contratadas a Casa do Futuro.com, especializada em automação predial, e o escritório americano de design Atelier Ten, de consultoria ambiental.
Saiba mais sobre o tema no site: http://www.museologia.org.br/simposio/

Um comentário:

  1. Sabemos que se está cuidando do acervo do MIS, com o profissionalismo devido, mas gostaríamos de conhecer o projeto.
    Sugerimos um seminário, pois processos de trabalho, tem que ser passados adiante, servindo de modelo.

    ResponderExcluir