08/02/2011

A Sexualidade de Mona Lisa

Pesquisadores dizem que modelo da Mona Lisa era homem.
Eles usaram uma análise feita a partir de reproduções digitais da obra
Leonardo da Vinci usou um jovem como modelo para sua Mona Lisa, asseguraram nesta quarta-feira (2) pesquisadores italianos especializados no esclarecimento de mistérios artísticos, uma tese na qual especialistas do Museu do Louvre, onde fica a obra, não acreditam.
Silvano Vincenti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, afirmou aos jornalistas que um jovem assistente do mestre renascentista chamado Salai foi o modelo do célebre retrado da Mona Lisa, também conhecida como Gioconda.



Salai, cujo verdadeiro nome era Gian Giacomo Caprotti, começou a trabalhar com o artista aos 16 anos e permaneceu a seu lado durante 25 anos. Foi, dizem, sua musa e seu modelo para vários quadros. Segundo Vincenti, os dois homens mantinham uma relação "ambígua" e é possível que fossem amantes.
Vincenti destaca a grande semelhança entre os traços dos rostos dos protagonistas de São João Batista e Angelo Incarnato com o nariz e a boca da Mona Lisa. Segundo esse pesquisador, o mestre deixou indícios, pintando nos olhos da Gioconda uma minúscula letra L de Leonardo e uma S de Salai.
Ele diz que, para chegar a essas conclusões, sua equipe baseou-se em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade.
Mas o Louvre, proprietário da Mona Lisa, tem suas dúvidas.
Consultado, o museu lembra que "o quadro foi submetido a todas as análises de laboratório possíveis em 2001 e em 2009. Não foi encontrada nenhuma inscrição [letra ou cifra] durante estes exames".

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/pesquisadores-dizem-que-modelo-da-mona-lisa-era-homem-20110202.html

2 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget