22/03/2011

Tela de Benedito Calixto é furtada de pinacoteca no litoral paulista

Reprodução de imagem TV Globo

SÃO PAULO - A obra "Paisagem Europeia", pintada por Benedito Calixto em 1884, foi furtada da Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, litoral paulista, no último domingo.

A tela foi adquirida pela Pinacoteca em 2000 e é avaliada em R$ 30 mil, quantia considerada baixa no mercado da arte.

Funcionários do local acreditam que a obra tenha sido furtada durante o dia, já que não há sinais de arrombamento. As imagens registradas pelas câmeras do circuito interno de segurança foram entregues à polícia para investigação.

Wikipédia

Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém, litoral paulista, em 14 de outubro de 1853. Foi pintor, desenhista, professor e historiador. Autoditada, aos 16 anos ele chegou a pintar muros e placas de propaganda para sobreviver. Mudou-se para Brotas, no interior paulista, onde pintou paisagens de fazendas e retratos de cafeicultores. Em 1882, foi convidado a fazer entalhes e pintura do Teatro Guarany, em Santos. O trabalho lhe rendeu bolsa de estudos em Paris, no ateliê do mestre Rafaelli e na Academia Julian. Fez exposições de sucesso na Europa e, ao retornar ao Brasil, em 1884, trouxe na bagagem um equipamento fotográfico e tornou-se pioneiro, no Brasil, em pintar a partir de fotografias. Cerca de 500 obras do artista são catalogadas. Morreu em maio de 1927.


FONTE: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/03/22/tela-de-benedito-calixto-furtada-de-pinacoteca-no-litoral-paulista-924062458.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget