10/04/2011

Brasil integra ranking internacional de exposições e museus mais visitados

A revista britânica The Art Newspaper divulgou nesta terça-feira (5) o resultado de ranking anual elaborado pela publicação sobre os museus e exposições mais visitados do mundo. A lista traz museus e exposições de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília entre aqueles que atraíram maiores públicos em 2010. Esta é a primeira vez que o Brasil participa da pesquisa, que, no país, foi coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura).

Com um público total de 535 mil visitantes, a 29ª Bienal de São Paulo, realizada entre os dias 19 de setembro e 12 de dezembro, figura no ranking como a 12ª exposição mais visitada em todo o mundo no ano passado..

As exposições Islã (445.598 visitantes), Regina Silveira - Linha de Sombra (477.106) e Rebecca Horn (313.756), organizadas pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, vêm logo na sequência. O Mundo Mágico de Escher, do CCBB Brasília, e Expedição Langsdorff, do CCBB São Paulo, também aparecem no ranking entre as 100 mostras com maior público.



Pela primeira vez, mostras brasileiras são citadas em ranking

A publicação The Art Newspaper, considerada uma das principais fontes internacionais de informação sobre arte, destaca que esta é a primeira vez que mostras brasileiras integram o ranking anual sobre os museus e exposições mais visitados do mundo. O levantamento completo pode ser acessado no site da revista

Há ainda menções a mostras brasileiras nos rankings temáticos divulgados pela revista, que citam exposições organizadas pelo Museu Imperial, de Petrópolis, e Museu Histórico Nacional, do Rio – ambos vinculados ao Ibram (veja notícia abaixo) –, além do Museu de Arte Moderna (SP), Museu de Artes e Ofícios (MG) e Instituto Itaú Cultural (SP).

O Ibram prepara para os próximos 45 dias o lançamento de um sistema de informação com os mesmos critérios adotados pela revista The Art Newspaper, que vai permitir o acompanhamento permanente de dados relativos à visitação dos principais museus e centros culturais brasileiros.


Exposição do Museu Imperial é destacada no ranking

Entre as exposições apresentadas no ranking da revista The Art Newspaper está a mostra temporária Retratos no estrangeiro: o Brasil imperial nos ateliês franceses, realizada pelo Museu Imperial. A exposição esteve aberta ao público entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, fazendo parte das comemorações pelo Ano da França no Brasil. A mostra – com curadoria das historiadoras e pesquisadoras do Museu Imperial Maria de Fátima Moraes Argon e Maria Inez Turazzi – reuniu imagens assinadas por pintores, gravadores, litógrafos e fotógrafos franceses do século XIX.

O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., destaca a importância dessa citação. "A ocorrência da exposição Retratos no estrangeiro nesse ranking é um ativo para a imagem institucional do Museu Imperial e da cidade de Petrópolis, justamente em um período em que iniciamos a preparação para os eventos internacionais que o Rio de Janeiro e arredores estão prestes a receber", afirmou.


Museu Histórico Nacional também tem exposições ranqueadas

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, vinculado ao Ibram, também teve duas exposições citadas no ranking da revista The Art Newspaper: A Sedução do Oriente e DAJA: esculturas e relevos. As mostras contaram com acervo do museu.

A Sedução do Oriente: A arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional foi realizada em 2008 e usou obras em reserva técnica. A exposição DAJA: esculturas e relevos foi apresentada ao público de 2 de outubro de 2009 a 17 de janeiro de 2010, com 40 esculturas e relevos da artista plástica DAJA, Dirce de Assis Cavalcanti. De renome internacional, DAJA já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversos países, tais como China, Estados Unidos, França e México.

4 comentários:

  1. Adorei a postagem.. mas tenho uma pergunta.
    Quais são os Museus mais importantes do Brasil??

    ResponderExcluir
  2. os museus mais importantes do brasil??
    na verdade isso é um juizo de valor
    a importancia de um museu não tem como ser medida por relatórios ou numeros de visitantes
    a matéria acima é um ranking dos museus e exposições mais visitadas e não dos museus e exposições mais importantes

    ResponderExcluir
  3. Em 2012, o MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA teve 1,2 milhão de visitas, o que o coloca entre as primeiras do ranking brasileiro!!!!!!!

    ResponderExcluir