07/06/2011

Inaugura amanhã exposição: Muito prazer, Urca!

A cada semestre a turma de Museologia VI e Comunicação Museológica IV da Escola de Museologia da UNIRIO trás uma exposição curricular com uma temática escolhida pelos alunos. Desta vez o tema escolhido foi o bairro onde se situa a universidade além de uma série de edificações de importância para a história da cidade, o bairro da Urca.


A exposição "Muito prazer, Urca!" narra a odisséia de um bairro que desde os primeiros anos do Brasil colônia era um ponto estratégico para os colonizadores, motivo pelo qual foram erguidas fortificações militares em suas redondezas, vale lembrar que em seu entorno a “Cidade Maravilhosa” foi fundada. Palco de inúmeros eventos históricos, a Urca é também o registro de uma evolução geológica peculiar que se tornou o cartão postal reconhecido no mundo inteiro.

A narrativa mostra como o ideal de um Brasil modernizado surge a Exposição Nacional de 1908, dando origem a urbanização civil da região. Com o bairro consolidado e o objetivo de atrair turistas para a região, o Cassino da Urca é construído, marcando o ápice de artistas consagrados de nossa cultura nacional. Além do visitante conhecer um pouco da história militar que marcou a região em grandes momentos da história nacional e ainda interagir trazendo fotos tiradas na região.

Não se esqueça de trazer uma foto sua tirada na região e fazer parte dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário