12/08/2011

Doutorado em Museologia e Patrimônio - aula inaugural

JC e-mail 4318, de 09 de Agosto de 2011.
16. Primeiro Doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina tem aula inaugural

Unirio e Mast celebram os cinco anos no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio com Seminário Internacional de Pesquisa
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promovem, entre os dias 15 e 17 de agosto, o Seminário Internacional de Pesquisa, em comemoração aos cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS). A celebração marca também o início do primeiro doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina. O evento acontece no auditório do prédio anexo ao Mast, no Rio de Janeiro (RJ).

No dia 15, o encontro começa às 14h com a instalação do curso de Doutorado. A Aula Inaugural será ministrada pelo presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Hans-Martin Hinz, com tradução simultânea. A comemoração segue até as 17h, com apresentação musical e homenagens. Na terça-feira, 16, o seminário abre espaço para a Jornada de Reflexão - Museologia e Patrimônio, com palestras, mesas-redondas e debates.
Para encerrar a programação, na quarta-feira, 17, pesquisadores da área de Museologia e Patrimônio apresentam os resultados de seus trabalhos e mostram um panorama da área na América Latina. Às 16 horas, os participantes serão convidados a fazer uma visita ao Mast. Eles poderão conhecer todas as instalações do Museu, entre exposições e as áreas de guarda para arquivos e instrumentos científicos centenários, além dos pavilhões astronômicos presentes no Campus de 40 mil m².
Marcus Granato, vice-coordenador do PPG-PMUS e Coordenador de Museologia do Mast, diz que o Programa mostra seu amadurecimento. Segundo ele, os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) seguem a tradição de 70 anos da Escola de Museologia, oriunda do Museu Nacional, e hoje com sede na Unirio.

"Com o mestrado e, agora, o doutorado teremos um fluxo de 30 alunos formados por ano. E eles atendem a uma demanda crescente do mercado. Não existe mão-de-obra disponível entre as pessoas que formamos", acrescenta.

Será aberto, no início de agosto, mais um processo seletivo, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, para as turmas que começam suas atividades em 2012. "Estamos iniciando uma nova etapa nesse caminho de estruturação científica e acadêmica da museologia no Brasil, começando a formação de doutores. É um marco histórico", afirma Granato.

(Ascom do Mast)

Expediente • Contato • Site da SBPC Navegue por aqui
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC©2002
Todos os direitos reservados / All rights reserved

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=78763

Nenhum comentário:

Postar um comentário