02/11/2011

vídeo Museus - youtube

Bonitinho mas ordinário... vídeo do youtube sobre museu e museologia.
"O Conselho Nacional de Museus - ICOM, define como museu toda instituição permanente sem fins lucrativos, aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa e expõe coleções de objetos de carater cultural ou ciêntífico, para fins de estudo, educação e entreterimento. Pode-se dizer que o museu é um lugar vivo e dinâmico, onde a tradição pode ser conhecida, percebida, questionada e reinventada. Visitar um museu é descobrir e tentar estabelecer relações entre o acervo e sua própria época. Afinal, o que se construiu ontem reflete no hoje, possibilitando que o indivíduo tenha maior interação com a realidade em que vive, que seja capaz de interpretá-la, o que faz com que exerça seu papel de cidadão na sociedade."
Assista o vídeo!

Um comentário:

  1. Muito instrutivo, mas em relação ao conceito de museu há que se fazer referência aos processos museais, consagrados pela LEI Nº 11.904, DE 14 DE JANEIRO DE 2009 que institui o Estatuto de Museus no Brasil.
    Parágrafo único. Enquadrar-se-ão nesta Lei as instituições e os processos museológicos voltados para o trabalho com o patrimônio cultural e o território visando ao desenvolvimento cultural e socioeconômico e à participação das comunidades.

    ResponderExcluir