23/12/2011

MinC e MEC assinam acordo de cooperação

Cine Educação deve contemplar mil escolas

O Acordo de Cooperação Técnica Interministerial, assinado na última quinta-feira, 8, em Brasília, pelos ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e da Educação, Fernando Haddad, tem como objetivo estender as políticas públicas de Cultura para as escolas brasileiras. A primeira fase dos trabalhos prevê aproximadamente R$ 80 milhões em recursos, que serão usados para o desenvolvimento de seis ações entre as duas pastas, com o objetivo de beneficiar cerca de 1 milhão de alunos da rede pública do país.

Segundo a ministra Ana de Hollanda, “houve grande avanço das políticas públicas nos últimos nove anos, e a assinatura desse acordo vem coroar mais ainda a atual gestão do MEC”. De acordo com o ministro, o acordo visa “levar mais cultura para dentro da escola e levar mais educação para fora da escola”.

As seis ações previstas no acordo são Cine Educação, Edital Mais Cultura nas Escolas, Edital Agentes de Leitura nas Escolas do Campo, Programa Nacional Biblioteca Escolar, Formação continuada para professores de artes, Realização de Pesquisa, mapeamento e georreferenciamento.

O projeto Cine Educação prevê a capacitação de professores e a disponibilização de acervo cinematográfico nacional de títulos da Programadora Brasil/Cinemateca Brasileira. O contato com a produção audiovisual tem o objetivo de desenvolver nos estudantes um pensamento crítico e a capacidade de analisar, discutir e aprender sobre o cinema brasileiro. Os professores e coordenadores de ensino serão capacitados a partir de filmes específicos e contarão com suporte no desenvolvimento de atividades pedagógicas com os alunos. Estes, após as sessões de cinema, participarão de atividades propostas pelos professores. Para 2012 a implementação deverá acontecer em mil escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário