04/01/2012

'The Art Museum' reúne museus de todo o mundo em único livro

Projeto levou oito anos para ficar pronto e representa o 'museu ideal'.
Ao todo, são cerca de 3 mil obras de arte representadas na edição.

Mais de 450 páginas duplas, cerca de 3 mil imagens e muitos textos explicativos formam o "The art museum", uma espécie de museu dos museus criado pela editora Phaidon, que destaca as principais obras da história da arte em um único livro.

O ponto de partida deste projeto, que se estendeu durante oito anos e contou com a colaboração de 65 profissionais, foi encontrar um modelo de "museu ideal", capaz de comportar grandes obras, movimentos artísticos e atividades relacionadas com a arte. A ideia era traçar um paralelo da história da arte em relação com a história da civilização humana.

Escultura de Henry Moore em página dupla de "The art museum" (Foto: Reprodução)

Este museu imaginário, criado e editado pela Phaidon, abriga a melhor coleção de arte já vista. Sem restrições de espaço físico, suas "salas" exibem aproximadamente 3 mil pinturas, esculturas, fotografias, tapeçarias, obra sobre papel e madeira, telas, cerâmicas e manuscritos, todos capazes de narrar a história da arte mundial.

Para facilitar a compreensão do público, essa história é estruturada em 25 galerias que percorrem, entre outros, períodos como a pré-história, o antigo Egito, o Renascimento, o Barroco, isso até chegar à arte do século 20.

As galerias reunidas formam um total de 425 "salas", nas quais o leitor pode contemplar obras-primas reconhecidas internacionalmente junto de outras menos conhecidas. Todas foram selecionadas em mais de 620 instituições, contanto coleções privadas e públicas ao redor do mundo.

A leitura de "The Art Museum" permite que o leitor visite e explore uma grande exposição permanente, talvez a única capaz de reunir no mesmo espaço obras como "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci; uma coleção dos melhores autorretratos de Rembrandt; "As Meninas", de Velázquez, e "Guernica", de Pablo Picasso.

Também são encontradas as cerâmicas da China, gravuras de Hokusai, objetos do Peru antigo, pinturas rupestres da caverna de Lascaux, as esculturas de Richard Serra e as pinturas de Cy Twombly, que finalizam este intenso percurso pela história da arte.

Além dos percursos históricos, o "The Art Museum" também abre espaço para pequenas exposições, como a que é dedicada às mulheres de Picasso. Através de nove pinturas, essa exposição especifica esmiuça o amor de Picasso por suas musas.

Cada uma das galerias do livro é diferenciada por uma cor determinada e por salas (uma página dupla), que são formadas por textos sobre o movimento ou sobre o tema que esta sendo explorado, assim como uma ficha explicativa de cada obra.

O livro também será publicado em francês, italiano, alemão e espanhol. A obra terá uma vigência de 15 e 20 anos e, por isso, deverá ser reeditada anualmente pela editora Phaidon.


http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/01/the-art-museum-reune-museus-de-todo-mundo-em-unico-livro.html

Um comentário: