09/01/2012

Quadros de Picasso e Mondrian são roubados de museu na Grécia



RIO - Duas pinturas, uma do mestre Pablo Picasso e outra do famoso pintor holandês Piet Mondrian, foram roubadas da Galeria Nacional da Grécia nesta segunda-feira, disseram fontes policiais. Os ladrões invadiram a galeria durante a madrugada e pegaram a obra de Picasso "Cabeça de Mulher", de 1939, disse um policial sem revelar o título da outra obra. O Ministério da Cultura e a polícia confirmaram que duas pinturas foram roubadas, mas não revelaram oficialmente os nomes dos artistas.
A coleção da Galeria Nacional inclui duas pinturas de Mondrian, o "Moinho" e "Paisagem", ambas datadas de 1905, e um desenho, "Estudo de Flor".
As primeiras informações difundidas afirmam que desconhecidos entraram no museu após forçarem uma porta de emergência e roubaram dois quadros. Às 4h52m o alarme da galeria foi desativado e a segurança não se deu conta. Minutos depois, os guardas viram um homem saindo correndo do edificio. A polícia também confirmou que os ladrões tentaram roubar um terceiro quadro, mas deixaram o local antes de conseguirem levá-lo. “Depois que o alarme disparou, o segurança descobriu que as duas pinturas tinham desaparecido. Outra estava jogada no chão”, disse uma autoridade à agência Reuters.
A Galeria Nacional de Atenas, abriu suas portas no ano de 1900. Desde então, sua coleção recebeu mais de 17 mil obras, principalmente pinturas gregas dos séculos 19 e 20. Recentemente, o museu abrigou uma exposição com obras de mestres europeus como Albrecht Duerer e Rembrandt van Rijn.
Em outubro, a polícia na Sérvia recuperou duas pinturas de Picasso roubadas em 2008 de uma galeria na Suíça e que valiam milhões de dólares. A Grécia recuperou em setembro uma pintura do mestre flamengo Peter Paul Rubens, roubada de um museu belga em 2011, e prendeu dois gregos que tentavam vendê-la a um policial disfarçado por cerca de 1 milhão de dólares.


FONTE: http://oglobo.globo.com/cultura/quadros-de-picasso-mondrian-sao-roubados-de-museu-na-grecia-3600699#ixzz1izUx1Yak


Um comentário:

  1. nao gostei de nenhu quuadron todos sao feios por mim todos serian roubados

    ResponderExcluir