02/02/2012

Exposição com Playmobil conta história do desenvolvimento das cidades

Rio - A exposição "Playmobil Maravilhosa Cidade – uma aventura na selva urbana" vai contar a história do desenvolvimento das cidades, desde uma tribo indígena e uma aldeia viking até uma estação espacial futurista. Cerca de 30 colecionadores vão expor mais de cinco mil peças que reúnem os bonequinhos que marcaram as décadas de 1970 e 80, entre os dias 4 e 26 de fevereiro. O evento terá ainda mostra de artistas plásticos e um espaço, onde adultos e crianças poderão brincar juntos.

O ponto alto da exposição será o diorama gigante, com 60 m2, que vai mostrar pontos turísticos do Rio, como o Pão-de-açúcar, a Floresta da Tijuca e a boemia da Lapa. Nele, além das peças cedidas pelos colecionadores, estarão expostas criações de artistas plásticos convidados, entre os quais Sergio Cesar, famoso por suas favelas feitas de papelão e que já rodaram o mundo. Crianças do Projeto Morrinho também vão contribuir com peças para compor este gigante cenário.


Foto: Divulgação

Cenários da Exposição

1. O Homem nas Cavernas – plays caracterizados, num ambiente de savana africana. Cenas de domínio do fogo, caçada coletiva de mamute, invenção da roda, nomadismo, coleta.
2. O Beduíno no Egito Antigo – oásis povoado de beduínos em meio à grandiosidade da civilização egípcia, com o intenso comércio em caravanas.
3. O Viking na Vila – estrutura da aldeia, templo, casas, porto e embarcações, com seus habitantes.
4. O Índio na Aldeia – tribo de índios norte-americanos no cotidiano de caça de bisões, pesca, coleta e preparo de alimentos, educação das crianças, concílio dos velhos, contato com homens brancos.
5. O Rei em seu Castelo – a complexidade de uma cidade medieval, a realeza e a população ocupando ruas de casas e comércio nas feiras, um castelo fortificado protegido por seu exército.
6. O Marujo no Porto – uma cidade portuária da época das caravelas, com toda a movimentação comercial e o intercâmbio cultural que foi marcante no período colonial, com a presença da pirataria.
7. O Xerife na Cidade – a agitação da população de uma cidade do Velho Oeste, com casario, saloon, delegacia, estábulo, hotel, armazém, igreja, diligências e carroças. No entorno, cenas rurais com fazenda, moinhos, gado.
8. O Esquimó no Iglu – uma vila de iglus, com a comunidade de esquimós desenvolvendo rotinas de pesca, transporte em trenós, caça de ursos, além do comércio com o homem branco moderno.
9. O Astronauta na Estação – proposta de ocupação espacial, com os astronautas em uma estação em módulos interligados, e as rotinas de exploração do ambiente, com veículos e equipamentos.
10.O Carioca no Rio: uma cidade contemporânea – diorama gigante com 60m2 reproduzirá as características de uma cidade contemporânea: problemas, belezas, infraestrutura, serviços públicos e ações de cidadania. Serão retratados pontos turísticos, a exemplo da praia de Copacabana, Maracanã, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Arcos da Lapa, uma comunidade pacificada, Aeroporto Santos Dumont, circo na Praça Onze e o Zoológico.

Serviço:
Local: Museu Militar Conde de Linhares (Quinta da Boa Vista) - Av. Pedro II, 383 - São Cristóvão. Data: 4 a 26 de fevereiro de 2012. Horário: de quarta a domingo, das 10h às 19h. Entrada: R$ 12 (interira)e R$ 6 (meia).

Grupos de escolas públicas têm entrada franca e particulares descontos especiais – Para visitas pré-agendadas, ligue (21) 9361-6265 ou pelo e-mail visitas@playbrasilmobil.com.br


http://odia.ig.com.br/portal/diversaoetv/exposi%C3%A7%C3%A3o-com-playmobil-conta-hist%C3%B3ria-do-desenvolvimento-das-cidades-1.393926

Nenhum comentário:

Postar um comentário