08/05/2012

Série de TV sobre museus brasileiros é lançada em Brasília

Foi lançada na noite desta quinta-feira (3), em Brasília (DF), a segunda edição da série Conhecendo Museus, que objetiva resgatar a memória brasileira por meio da promoção e divulgação de objetos, obras de artes e documentos que compõem os acervos dos museus brasileiros. 

Produzida a partir de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Escola (MEC) e a Fundação José de Paiva Netto, a série apresentará 52 museus brasileiros em episódios de 26 minutos. 

Presente ao lançamento, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou que os museus são fundamentais para que os brasileiros conheçam a história e cultura do País e que a preocupação de se passar uma imagem leve e divertida dos museus pode incentivar o público jovem a visitá-los. 

“Quando a gente pensa em Cultura, pensa em formação de público. Quando o interesse para a arte e a cultura é despertado na infância e adolescência, ele permanece com a pessoa”, disse Ana de Hollanda. 

Os presidentes do Ibram, José do Nascimento Junior, e da EBC, Nelson Breve, lembraram o desafio que foi produzir uma série sobre museus para que o público percebesse que museu não é “lugar de coisa velha”, como popularmente se costuma dizer. “Todos vão gostar e ter vontade de visitar pessoalmente os museus”, afirmou José do Nascimento Junior. 

Os filmes serão exibidos em canais educativos de televisão aberta e por assinatura, como os canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV, Rede Educação e Futuro de Televisão. A partir do segundo semestre de 2012, os documentários também serão exibidos na TV Escola/MEC como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação. 

O primeiro episódio, sobre o Museu do Futebol, será exibido pela TV Brasil e pelas 22 emissoras da Rede Pública de Televisão no dia 8 de maio, às 17h30. Neste dia também será lançado o site oficial da série (www.conhecendomuseus.com.br ) com a programação e novidades e curiosidades sobre os museus e as gravações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário