20/07/2012

Rio Cidade-Paisagem (FBN)

Exposição trata do tema Rio Cidade-Paisagem

A cidade do Rio de Janeiro e suas transformações são cenários de exposição na FBN

Brasília – A Baía de Guanabara, a Floresta da Tijuca, a região litorânea,enfim, a cidade do Rio de Janeiro, toda sua beleza e transformações ocorridas ao longo dos anos poderá ser conferida pelos visitantes na exposição ‘Rio Cidade-Paisagem’, em cartaz na Fundação Biblioteca Nacional (FBN) até 31 de agosto.

Por meio do rico acervo da instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o público poderá reviver e relembrar uma cidade e seu passado. As imagens e documentos retratam uma cidade ainda capital do Império.

Estão disponíveis a visitação mais de 120 peças originais, entre livros, revistas, mapas, ilustrações, fotografias e partituras.

Os visitantes poderão, ainda, ouvir músicas inspiradas nos bairros cariocas e assistir a projeções de documentários que têm a cidade como tema.

Estações da Viagem

A visita a exposição é feita a partir de módulos, cada um dedicado a uma área especifica da cidade para que, a partir deles, o visitante tenha a visão do Rio de Janeiro como um todo.

O primeiro módulo é dedicado à Baía de Guanabara. O segundo aborda a Floresta da Tijuca e seu entorno.

O terceiro é composto pelo morro do Castelo e a Avenida Central. A região litorânea da Glória, Flamengo e Botafogo, que sofreu muitos aterros dão vida ao quarto módulo.

Na sequência a Zona Norte da cidade e a região suburbana terão vez. A exposição chega a Zona Sul e Oeste a partir de reportagens, músicas e imagens que marcaram época.

Veja, abaixo, algumas peças que estão expostas.

Leia mais sobre a exposição.


Serviço

Rio Cidade-Paisagem
Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti da Fundação Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº – entrada pelo jardim, Centro, Rio de Janeiro)
Data: 12 de junho a 31 de agosto
Horário de visitação: de 3ª a 6ª, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 12h às 17h

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

http://www.cultura.gov.br/site/2012/07/19/exposicao-trata-do-tema-rio-cidade-paisagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget