16/10/2012

Cartaz de museu com nu frontal de atletas causa polêmica na Áustria

O anúncio divulgava uma exposição do Museu Leopold de Viena com a imagem de três jogadores de futebol franceses (as estrelinhas coloridas são por nossa conta, ok?)Foto: Reprodução /‘Austrian Times’


O Museu Leopold de Viena, tradicional instituição da capital da Áustria, decidiu espalhar 250 cartazes pela cidade para divulgar sua próxima exposição. Até aí, tudo bem... O problema é que o material publicitário trazia uma imagem gigantesca de três jogadores de futebol nus, com direito a genitália exposta, e a campanha acabou causando uma polêmica daquelas. De acordo com o site “Austrian Times”, um morador chegou a ameaçar partir para o vandalismo caso nada fosse feito a respeito. No fim das contas, todos os cartazes foram cobertos pelo próprio museu.

O tema da exposição em questão é justamente a nudez masculina como forma de expressão artística. A obra que causou tanta discussão se chama “Vive le France” e é assinada por Pierre & Gilles. A proposta era trazer três jogadores de futebol franceses de diferentes origens (negro, árabe e branco) para ilustrar a sociedade multicultural do país.

- Estes homens, claramente, não estavam numa condição de excitação sexual, e por isso julgamos que não ofenderíamos ninguém. No entanto, nós não queremos perturbar crianças nem adultos, e está claro que isso é algo que as pessoas não querem ver. Temos que respeitar isso - explicou um porta-voz do Museu Leopold.

O museu garante que a escultura 'Mr. Big' continuará exposta em frente ao prédio Foto: Reprodução / 'Austrian Times'

Em contrapartida, os administradores não pretendem retirar uma escultura gigante de um homem nu que está exposta em frente ao museu. Batizada de “Mr. Big”, a obra da artista austríaca Ilse Haider, que deixa o pênis da estátua completamente à mostra, correu o mundo há alguns dias e também causou repercussão.

A exposição “Naked Men” será aberta na próxima quinta-feira, 18 de outubro, e irá durar até o dia 28 de janeiro de 2013. No total, mais de 300 obras poderão ser admiradas, de autoria de cerca de cem artistas da Europa e da América e correspondendo a um período de mais de 200 anos na História da Arte.

http://extra.globo.com/noticias/bizarro/cartaz-de-museu-com-nu-frontal-de-atletas-causa-polemica-na-austria-6411733.html

Um comentário: