26/11/2012

Carta V ENEMU

Carta elabora da pelos estudantes de Museologia durante o V ENEMU e lida na cerimônia de abertura do 5° FNM

V ENEMU - Petrópolis/RJ

Em Primeiro lugar gostaríamos de agradecer ao IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - por todo o apooio dado o V Encontro de Estudantes de Museologia - ENEMU.

Nós, discentes de Museologia organizados no V ENEMU realizado em Petrópolis - RJ, pretendemos através desta carta apresentar demandas e possíveis resoluções. Acreditamos que o IBRAM como autarquia e gestora do campo de políticas de museus, também é capaz de propor meios de educação mais adequados aos estudantes haja que promovendo o diálogo entre Universidades, Conselhos, Instituições, Secretarias, dentre outros, alcançaríamos o objetivo de ser fazer com êxito uma formação acadêmica condizente as necessidades requeridas pela ética profissional e estatuto de museus.

Como resultado de um diálogo ocorrido no V ENEMU foram levantadas problemáticas dos cursos de Graduação em Museologia como, inexistência de espaços físicos adequados; falta de laboratórios para o exercício da prática museológica. insuficência de professores especializados; más perspectivas para com o mercado de trabalho; ausência de participação por parte do COREM e COFEM em debates que envolvem a construção política e ética do futuro profissional museólogo, na medida em que ambos são órgãos que regulamentam a profissão aqui debatida. Vemos claramente uma falha em relação ao ENADE, analisando a necessidade de sua aplicação nos cursos de Museologia, Visando a melhoria na qualificação dos professores, colocamos em foco questões relacionadas à prática docente que possibilitem aos futuros profissionais que sigam a área acadêmica.

Em função das questões aqui levantadas, solicitamos aos órgãos competentes uma atenção especial ao curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pois desde sua criação no ano de 2009, continua inerte. Até o presente momento, o curso não foi implantado, já que não houve concurso para professores da área e tão pouco foram providenciados espaço físico e laboratórios para as disciplinas de caráter prático. Atualmente, o Ministério Público Federal conduz um inquérito civil sobre a situação do curso, bem como o COFEM solicitou à universidade que os professores que estavam ministrando conteúdos específicos de museologia sem serem museólogos fossem afastados da sala de aula. À partir da constatação da realidade enfrentada na Museologia da UFSC, é importante que se reflita sobre que tipo de prossifionais se formarão nesses cursos novos, visto que este não é o unico que apresenta tais problemas.

Considerando a Mesa Redonda de Santiago do Chile; a Resolução 169 da Organização Mundial do Trabalho; a Declaração de Durban o artigo 215 e 216 da constituição Federal; a Declaração dos Direitos Humanos; o Plano Setorial de Museus; a Carta das Missões, solicitamos ao IBRAM que apoie a memória e o patrimônio de povos originários, como os antingidos pela futura hidroelétrica de Belo Monte. Sendo no total 31 povos indígenas e diversas outras comunidades tradicionais que lutam para que as 11 ações civis públicas sejam julgadas e que principalmente os povos indígenas sejam consultados, pois estão sendo ameaçados em nome dos mega-eventos, como por exemplo (Copa do Mundo 2014; Olimpíadas 2016). Pedimos também a perpetuação, ampliação, autonomia, descentralização e fomento ao Programa Pontos de Memória e as Redes dos Pontos de Memória e Iniciativas Comunitárias, espalhados pelo Brasil, bem como, a ampliação do departamento de Museologia Social e que ele não seja surprimido e/ou extinto das políticas públicas, uma vez que muitos avanços foram conquistados em prol das comunidades.

Agradecemos à atenção dos que aqui estão presentes, princpipalmente dos órgãos que têm relação direta ou indireta à nossa área, ressaltando que temos grandes expectativas de que as devidas ações sejam tomadas em relação às problemáticas apresentadas por este coletivo estudantil.

Coordenadoria de Comunicação
EXNEMUS

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2 comentários:

  1. Olá, gostaria da permissão de vocês para divulgar a carta em www.claudiaporto.com, site onde falo de Museologia, arte e cultura.
    Obrigada,
    Cláudia Porto

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  2. Olá Claudia Porto
    sugiro que vc entre em contado com os estudantes através do link de referência abaixo da carta
    Att
    Fabiano

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