11/01/2013

A Primeira Missa no Brasil -Ibram adquire tela de Cândido Portinari


A Primeira Missa no Brasil

Ibram adquire a famosa tela de Cândido Portinari, um dos ícones da Arte Moderna brasileira


O Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram/MinC) adquiriu a obra de arte A Primeira Missa no Brasil, de autoria de Cândido Portinari. O quadro fará parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (Ibram/RJ), que já conta com a obra A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles.

A obra de Portinari, um painel datado de 1948, com dimensões de 271 cm X 501 cm e realizado em têmpera sobre tela, representa a primeira missa realizada no Brasil. Foi encomendada a Portinari pelo terceiro Barão de Saavedra, Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra (Lisboa/Portugal-1890/1956), para compor a então sede do Banco Boavista (RJ), cujo prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1946.

A tela encontra-se ainda hoje no mesmo prédio, onde atualmente funciona o Banco

Bradesco, tendo sido tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em março de 1992. O Ibram utilizou o direito de preferência na aquisição de bens culturais móveis, disposto na lei nº 11.906/2009, Artigo 4º, inciso XVII.

O processo de compra começou em setembro de 2012, desde então foram realizadas vistorias técnicas de peritos do Museu Nacional de Belas Artes para a elaboração de Notas Técnicas sobre o estado de conservação da tela e para a avaliação do valor artístico e importância da obra. Também foram solicitados pareceres-avaliações de especialistas com larga experiência no mercado de arte. O valor da compra foi estimado em R$ 5 milhões.

Dessa forma, seguindo todas as orientações legais e procedimentos técnicos, foi concluído o processo de aquisição do quadro. A compra teve o objetivo de integrar ao acervo público brasileiro esta obra importante, representativa da Arte Moderna brasileira, referencia nacional e internacional, ampliando o acesso do público brasileiro à obra de Cândido Portinari.

Exposição

A previsão é que o publico possa ver a tela a partir de março de 2013. Será feita uma exposição das obras A Primeira Missa no Brasil, de Portinari e A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, junto com os estudos realizados pelos artistas na criação e execução das telas. A Primeira Missa, de autoria de Victor Meirelles, encontra-se em exposição no MNBA. A obra, datada de 1860, é um óleo sobre tela de 268 X 356 cm.

(Texto: Ascom,Ibran/MinC)
(Foto: Divulgação, Ibram/MinC)

http://www.cultura.gov.br/site/2013/01/10/a-primeira-missa-no-brasil-4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário