08/01/2013

Quadro de Matisse roubado há 25 anos é encontrado em Londres

‘Le jardin’ foi levado do Museu de Arte Moderna de Estocolmo em 1987

Pintura a óleo do artista impressionista francês está avaliada em US$ 1 milhão

RIO - O quadro “Le jardin”, de Henri Matisse, roubado do Museu de Arte Moderna de Estocolmo, há 25 anos foi encontrado nesta segunda, em Essex, ao norte de Londres, na Inglaterra. A pintura a óleo feita em 1920, avaliada em US$ 1 milhão, foi levada no dia 11 de maio de 1987 por um ladrão que escapou pouco antes de a segurança chegar ao local, segundo o The Independent.

De acordo com notícias da época, foram feitas algumas tentativas de vender a pintura do artista impressionista francês ao museu de origem por uma grande quantia de dinheiro. Apesar disso, o destino de “Le jardin”
A tela ‘Le Jardin’ (1920), de Henri Matisse,
recuperada em Londres após 25 anos
desaparecida Reprodução

permaneceu desconhecido por mais de duas décadas. No fim de 2012, o quadro foi oferecido ao marchand Charles Roberts por um colecionador polonês. Roberts fez uma pesquisa no French Impressionist in the Art Loss Register (ARL), um banco de dados que fornece informações sobre obras de arte roubadas.

Assim que a pintura foi atribuída a Matisse e identificada, Christopher A. Marinello, diretor da instituição, negociou a recuperação da obra. No momento, “Le jardin” está mantida a sete chaves no escritório do ARL, enquanto o transporte para Suécia é planejado.

“A obra foi oferecida a Roberts e ele esperava vendê-la. Ele se tornou uma marchand há pouco tempo. Infelizmente uma das primeiras obras pela qual ele se interessou é roubada”, disse Marinello ao site do The Independent. “Sabemos que a peça veio da Polônia, mas não acreditamos que o colecionador nem Roberts tenham culpa neste caso. Informamos a polícia sobre a recuperação do quadro, mas eles não parecem interessados no caso, porque já se passou muito tempo”.

http://oglobo.globo.com/cultura/quadro-de-matisse-roubado-ha-25-anos-encontrado-em-londres-7213909


Nenhum comentário:

Postar um comentário