16/10/2013

O uso do Tumblr para aproximar público e museu

O Tumblr é uma rede social de microblogs muito fácil de ser usada e que costuma atrair posts bastante criativos.
Os museus brasileiros ainda não primam pelo uso da web de maneira criativa. Para incentivá-los, aí vai o link para uma matéria interessante, publicada em inglês pelo Museum Nerd, que relaciona algumas maneiras criativas de se utilizar o Tumbrl para atrair diferentes públicos e estabelecer com eles uma relação afetiva.
Screen-Shot-2013-10-10-at-7.18.42-PMOs exemplos vão desde o Los Angeles County Museum of Art (LACMA), que criou um espaço para compartilhar fotos feitas no museu postadas pelos visitantes (a foto que ilustra esta matéria veio de lá), até a Tate Britain, que está pedindo ao público a postagem de trabalhos gráficos como parte de uma exposição que está sendo planejada.
Tem também o Metamuseum, um grupo formado por 13 museus americanos que postam no Tumblr, a cada semana, um item de suas coleções. O objetivo final do projeto vai analisar o surgimento de novas estéticas do design americano.
O Adventure Science Center, em Nashville, EUA, usa o Tumblr para postar temas ligados à ciência que podem despertar o interesse do público. E o Asian Art Museum avisa logo na entrada do microblog: “Estamos aqui porque queremos compartilhar coisas legais com você e vice-versa” (We’re here because we wanna share cool stuff with you, and vice versa).
Aqui no Brasil, encontrei no Tumblr apenas o Museu do Futebol e o Museu da Maré, ambos utilizando o microblog mais como um canal de divulgação do que de troca.
Se você souber de algum museu brasileiro que utilize a internet de modo criativo e (verdadeiramente) interativo, por favor, me avise.

http://claudiaporto.wordpress.com/2013/10/13/o-uso-do-tumblr-para-aproximar-publico-e-museu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário