22/10/2014

Com mais de 100 obras, exposição de Kandinsky chega a Brasília

Público vai mergulhar nas raízes do pensamento criativo do artista por meio de textos, sons e imagens

                                                                    © Kandinsky, Wassily, / AUTVIS, Brasil, 2014
© Kandinsky, Wassily, / AUTVIS, Brasil, 2014
             Obra "No branco", 1920, óleo sobre tela, do Museu Estatal Russo
Pela primeira vez na América Latina a trajetória do precursor do abstracionismo, o russoWassily Kandinsky (1866-1944), será contada em uma exposição gratuita. Brasília foi o local escolhido para entrear a mostra no Brasil, que abre ao público em 12 de novembro.
A exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto”reúne mais de uma centena de obras e objetos do artista, seus contemporâneos e suas influências. Esse acervo diverso tem como base a coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, enriquecido com obras de mais sete museus da Rússia e coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.
Além disso, peças que são joias da arte popular do norte da Sibéria e objetos de rituais xamânicos serão expostos. Emerge daí um Kandinsky que poucos, no Ocidente, conhecem.
Até 12 de janeiro de 2015 o visitante poderá a conhecer a vida do pintor e experimentar um mergulho nas raízes de seus pensamentos por meio de textos, sons e imagens. Haverá, inclusive, uma sala de imersão sensorial interativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário