17/10/2014

Hello Kitty vira Cleópatra e astronauta em exposição em museu de Los Angeles, na Califórnia

Mostra do Japanese American National Museum celebra os 40 anos da personagem, um dos maiores ícones pop do mundo


A obra "Kittypatra" faz parte da exposição "Hello! Exploring the supercute world of Hello Kitty", no Japanese American National Museum, em Los Angeles Foto: FREDERIC J. BROWN / AFP

A obra "Kittypatra" faz parte da exposição "Hello! Exploring the supercute world of Hello Kitty", no Japanese American National Museum, em Los Angeles - FREDERIC J. BROWN / AFP


RIO - Depois da polêmica sobre se era ou não uma gata, a Hello Kitty ganhou uma exposição no Japanese American National Museum, em Los Angeles. Em cartaz até 26 de abril de 2015, a mostra "Hello! Exploring the supercute world of Hello Kitty" celebra os 40 anos da personagem - que, sim, é uma gata, só que antropormofizada, segundo a Samrio, empresa dona da marca, acabando com a polêmica.

A exposição é a primeira voltada para o universo da Hello Kitty na América do Norte e reúne desde obras de artes inspiradas na gatinha japonesa a itens do dia a dia, como mochilas, material escolar e alimentos. Um dos destaques entre as releituras da personagem é a escultura "Kittypatra", que brinca também com a adoração religiosa dos antigos egípcios pelos gatos.

Outra obra de impacto é a "Super Space Titan Kitty", de Colin Christian, que retrata a gatinha com uma roupa espacial. Nem Abraham Lincoln escapou da brincadeira e foi parar em um quadro chamado "Hello Lincoln", de Scott Scheidly, em que aparece usando roupas com a marca da gatinha.

Outros objetos muito populares da exposição são as peças de roupas inspiradas em Hello Kitty usadas por astros pop, como uma saia decorada com duas lancheiras da personagem apresentada no programa "America's Next Top Model" e um vestido criado para Lady Gaga, só com bonecos de pelúcia da personagem japonesa. Outros itens inusitados, como um lubrificante de automóveis, um papel higiênico e um massageador no formato de Hello Kitty, fazem parte da mostra.

O quadro "Hello Lincoln" mostra Abraham Lincoln usando peças inspiradas em Hello Kitty - LUCY NICHOLSON / REUTERS

A exposição estará fechada ao público geral entre 30 de outubro e 2 de novembro por conta da Hello Kitty Con 2014, a primeira convenção mundial de fãs da gatinha, que será realizada no Museum of Contemporary Art, em Los Angeles. Os ingressos já estão sendo vendidos no site sanrio.com/hellokittycon.
O Japanese American National Museum fica no 100 North Central Avenue, em Los Angeles, e funciona das 11h às 17h às terças, quartas e sextas e aos sábados e domingos. Às quintas-feiras abre do meio-dia às 20h. Ingressos a US$ 20. Outras informações em janm.org.


http://oglobo.globo.com/estilo/boa-viagem/hello-kitty-vira-cleopatra-astronauta-em-exposicao-em-museu-de-los-angeles-na-california-14257643

Nenhum comentário:

Postar um comentário