17/10/2014

II Congresso Internacional de Educação Patrimonial acontecerá em outubro em Madri, Paris e São Paulo

IICongressoInte2014
O II Congresso Internacional de Educação Patrimonial acontecerá simultaneamente em São Paulo, Madri e Paris de 28 a 31 de outubro de 2014.  A programação brasileira do Congresso acontecerá apenas no dia 31/10, às 14h, na Fundação Memorial da América Latina e contará com a participação da coordenadora de educação patrimonial do Iphan, Sônia Rampim Florêncio, na mesa redonda sobre Patrimônio e Redes. O objetivo é propiciar um espaço comum para o encontro e o intercâmbio de profissionais no campo da pesquisa e da prática da educação patrimonial, para a troca de saberes sobre ações de nível nacional e internacional neste âmbito.
Resultados esperados e histórico
A ideia é que a partir do Congresso se estabeleça uma Rede Internacional de Educação Patrimonial, cuja constituição se definirá e se publicará no último dia do evento. Pretende-se, na ocasião, definir as linhas de atuação, finalidades e mecanismos de participação da rede.
O I Congresso Internacional de Educação Patrimonial aconteceu em outubro de 2012 em Madri, com foco na Espanha e na Europa. Com o intuito de ampliar a discussão acerca de projetos e ações experimentadas em outros países é que decidiu-se por organizar esta segunda edição com profissionais e grupos de pesquisa com ampla experiência e prestígio na área.
O II Congresso Internacional de Educação Patrimonial é uma iniciativa do Plano Nacional de Educação e Patrimônio do Instituto do Patrimônio Cultural da Espanha (IPCE), em colaboração com o Observatório de Educação Patrimonial da Espanha (OEPE). Conta ainda com a colaboração do Museo del Traje, do Centro de estudios sobre lo actual y lo cotidiano (CEAQ) da Universidade René Descartes Paris V, do laboratório IRSA da Universidade Paul Valéry Montpellier III, da Universidade Federal de Goiás e da Fundação Memorial da América Latina de São Paulo.
Locais de realização
• Fundação Memorial da América Latina. Auditório da Biblioteca Victor Cívita – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 | Barra Funda, São Paulo, Brasil. – dia 31/10, das 14h às 18h – Inscrições para a sessão presencial aqui.• Museo del Traje (CIPE). Avenida de Juan de Herrera, 2. 28040 Madri. Espanha.
• Université René Descartes Paris V. 45 rue des Saints Pères, 75006 Paris. França.
Workshop e ação #oqueepatrimonioparavoce
Como parte da programação brasileira do evento, também será realizado um workshop presencial nos dias 28, 29 e 30/10, das 14h às 17h, sobre a ação #oqueépatrimônioparavocê, com mediação da fotógrafa Sissy Eiko. Em breve divulgaremos mais informações em nossos perfis no Facebook e Twitter.
Para mais informações e para a programação completa do Congresso, clique aqui: www.oepe.es/congreso .
Baixe o flyer da programação brasileira em pdf.


Nenhum comentário:

Postar um comentário