12/03/2010

Prorrogada exibição de Eugéne Boudin e Frans Post no MNBA

Após um período significativo de tempo o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) não apenas volta a exibir as pinturas de Eugéne Boudin e Frans Post como decide prorrogar a exibição até o dia 21 de março. Ao todo estão expostas doze obras da coleção.

Sobre os artistas


Frans Post - Tendo aportado no Brasil em 1637, junto com a comitiva do conde Mauricio de Nassau, o artista holandês Frans Post (1612/1680) se esmerou em registrar a fauna e a flora de Pernambuco, eternizando a rica arquitetura colonial, a moradia de índios e os imponentes engenhos de açúcar do Nordeste.

Das mais de cem de obras conhecidas do pintor espalhadas pelo mundo, oito pertencem ao acervo do MNBA. A importância histórica desta rara coleção de Frans Post está na documentação de algumas das primeiras imagens de paisagens brasileiras.

Olinda , circa 1637 / 1680 (Frans Post)


Eugène Boudin
- O francês Louis Eugène Boudin (1824/1898) é uma figura expressiva no cenário artístico mundial por ser considerado o precursor do movimento impressionista. Em 1874, ele integrou a famosa exposição em Paris que deu inicio ao impressionismo e que reuniu nada menos do que Monet, Renoir e Alfred Sisley, entre outros. A coleção de Boudin do MNBA é o maior conjunto de suas pinturas numa instituição pública fora da França.


"Havre. Ancoradouro da barra" , 1889

O MNBA fica na Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia), Rio de Janeiro-RJ. Informações: (21) 2240-0068

Um comentário:

  1. Aproveitem e regalem-se com a beleza da grandiosa reforma, pela qual o noso querido Museu de Belas Artes está passando.

    ResponderExcluir