24/09/2010

Jardim Sensorial busca a inclusão de pessoas com deficiência

O projeto Jardim Sensorial Itinerante (JSI) realizará de 23 de setembro a 24 de outubro, no Museu da República, atividades educativas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência. Serão usadas estruturas móveis adaptadas, como placas com informação em braille sobre as espécies. Os visitantes poderão fazer visitas mediadas por monitoras cegas e participar de oficinas e palestras. De olhos vendados, serão estimulados a tocar, cheirar e reconhecer as plantas enquanto percorrem os canteiros do jardim.

Na ocasião, a artista plástica deficiente visual Rose Queiroz ministrará a oficina Olho das Mãos, em que o participante, vendado, será orientado a moldar uma máscara a partir de um bloco de argila. A oficina As mãos também falam, apresentada pela psicopedagoga Dra. Tathianna Prado Dawes, deficiente auditiva, mostrará o universo da Língua Brasileira de Sinais - Libras por meio de jogos e brincadeiras. O pedagogo e cadeirante Jefferson Maia ministrará a palestra Mitos e realidades da pessoa com deficiência. Ele apresentará com bom humor o cotidiano das pessoas com deficiência e mostrará formas adequadas de se referir, abordar e interagir com as pessoas com deficiência.

O Instituto de Pesquisa Ambiental, Social e Cultural (Interatos) é o responsável pelo JSI. As atividades marcarão o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09), o Dia Nacional do Deficiente Auditivo (26/09) e o Dia do Deficiente Físico (11/10).

Os interessados devem enviar e-mail para jardimsensorial@interatos.org ou ligar para (21) 2232-7207/ 8159-0966.

O projeto - O Jardim Sensorial Itinerante foi desenvolvido a partir de um programa implementado em 2007 para abrigar o Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Até dezembro de 2009, foram realizadas no local atividades que sensibilizaram o público para uma visão solidária e cidadã, a partir de temas relevantes, como a inclusão social de pessoas com deficiência. O projeto obteve grande repercussão, com cerca de 40 mil visitantes

Fonte: http://www1.museus.gov.br/ibram/pag/noticia_detalhe.asp?cn=150

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget