24/09/2010

Construa um “Relógio do Cruzeiro do Sul” no MAST


Neste domingo, 26 de setembro, os visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irão construir um “Relógio do Cruzeiro do Sul”. Às 16h, durante a oficina Faça Você Mesmo, o público irá conhecer o nosso céu e aprender sobre o fenômeno das estações do ano e as mudanças das constelações visíveis ao longo de um dia e de todo o ano. A entrada é gratuita. O MAST está localizado na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.

No dia anterior, sábado, 25 de setembro, o destaque da programação é o Planetário Inflável. Às 15h, 16h e 17h, será possível assistir à simulação de uma noite estrelada e aprender sobre o céu, os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar, a mitologia grega associada às constelações, entre outros temas, em uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro.

Às 15h e 17h, os visitantes poderão conhecer o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos que o Museu abriga, em uma Visita Orientada. Mais tarde, o público poderá visualizar galáxias, estrelas e planetas através de telescópios e lunetas, no Programa de Observação do Céu, que se desenvolve em duas partes: às 17h30, há a exibição de um vídeo com temas astronômicos e uma explicação sobre o “Céu do Mês”; às 18h30, ocorre a observação por telescópios de uma série de astros, como aglomerados de estrelas, nebulosas, estrelas duplas, planetas e a Lua.

Todas as atividades do Museu de Astronomia são gratuitas. No entanto, para participar da oficina Faça Você Mesmo, da Visita Orientada ou das sessões do Planetário Inflável os interessados precisam chegar com 30 minutos de antecedência para retirar senha. Para outras informações: (21) 3514-5200.

Serviço:
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
25/09 (sábado)
-15h, 16h e 17h - Planetário Inflável
Classificação: Livre
Distribuição de senhas na recepção 30 minutos antes da atividade

- 15h e 17h - Visita Orientada
Classificação: Livre
Distribuição de senhas na recepção 30 minutos antes da atividade

- 17h30 às 20h – Programa de Observação do Céu
- 17h30: Exibição de vídeo
- 18h: Palestra “O Céu do Mês”
- 18h30 às 20h: Observação do céu nos telescópios
Classificação: Livre

26/09 (domingo)

- 16h – Faça Você Mesmo - “Relógio do Cruzeiro do Sul”.
Classificação: Livre
Distribuição de senhas na recepção 30 minutos antes da atividade

Fonte: http://www.mast.br/fimdesem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget