22/09/2011

Ruas de SP começam a receber mostra com rinocerontes estilizados

Esculturas de 60 animais estão sendo espalhadas pela cidade.
Veja mapa com os locais onde as peças serão colocadas.


Menina toca rinoceronte enfeitado que foi colocado nesta manhã na Avenida Paulista (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)

Rinocerontes enfeitados de 60 formas diferentes começaram a ser espalhados por São Paulo nesta terça-feira (20). Um carro de corrida, uma árvore, um submarino, um porta-escova de dente e até Jimi Hendrix estarão representados. Os moradores da capital paulista poderão ver a Rino Mania em shoppings, parques, praças, ruas e avenidas da cidade. Nesta manhã, uma das esculturas já podia ser vista na Avenida Paulista.
A exposição teve início na quarta-feira (14). Todas as esculturas foram reunidas no Museu Brasileiro de Escultura (Mube). Na madrugada de terça, eles serão transportados para os locais onde ficarão até o dia 20 de outubro.
O objetivo da mostra é envolver o público, tornar a arte acessível a todos e promover a interação das obras com o cotidiano das pessoas. Segundo a curadoria da exposição, as obras serão leiloadas ao final da mostra. O valor arrecadado será destinado a entidades sociais.
Os participantes esperam disseminar essa forma de arte e, ao mesmo tempo, alertar a população quanto à preservação das espécies ameaçadas de extinção.
A obra intitulada ‘Rinociclato’ foi feita pelo publicitário e artista plástico André Ortiz em conjunto com Daniel Chuery. Ortiz diz que ela tem o objetivo de alertar a população para a quantidade de lixo produzida. “Nós queríamos saber quanto tempo demorava pra encher o Rino com lixo. Aí fomos recolhendo de tudo: lata, garrafa, até papel de comprovante de cartão de crédito”, conta.

De acordo com Ortiz, nove pessoas estavam empenhadas na coleta do material. Foram necessários sete dias para cobrir completamente a obra. “Até nós nos surpreendemos com a quantidade de lixo que produzimos em tão pouco tempo. Foi bem rápido.” O Rinociclato possui frases contando a história dele e outras que buscarão conscientizar o público. “A galera ficou bastante surpresa. Depois disso a gente passou a reciclar tudo. Espero que outras pessoas também se conscientizem”, diz.
A Avenida Paulista será a via com a maior quantidade de esculturas. Ao todo, oito rinos estarão expostos no principal cartão-postal da cidade. Na Rua Oscar Freire e na Avenida Brigadeiro Faria Lima, quatro rinocerontes serão posicionados. Além disso, as praças da Árvore, Miguel DellErba, da Luz, Vila Boim, Américo Jacomino e da Sé também receberão rinos.
Ao todo, 75 rinocerontes participam da exposição. Quinze deles serão levados para outras cidades do país. De acordo com a organização, alunos de 125 escolas municipais de todas as regiões do Brasil também participarão da Rino Mania. Mais de 200 esculturas de filhotes de rinocerontes serão decoradas por crianças de 7 a 10 anos. Essas obras serão expostas nas respectivas cidades e depois ficarão nas escolas.


Esculturas de rinocerontes ficarão nas ruas da capital paulista até 20 de outubro (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/09/ruas-de-sp-comecam-receber-mostra-com-rinocerontes-estilizados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário