22/12/2011

Dia do museólogo é comemorado com anúncio com um balanço positivo de 2011 e expectativas para 2012


Minha namorada diz que o bom da museologia são as festas. Eu costumo responder que tem muita coisa boa na museologia, embora tenha que admitir: sabemos comemorar. E não foi pra menos no dia 18 de dezembro como toda comunidade museológica deve saber comemora-se o dia do museólogo e embora a data seja lembrada por todos, a comemoração deste ano aconteceu no último dia 20 e contou com a presença de muitos colegas que não se viam a muito tempo.

Outra presença importante foi do José Nascimento que fez um discurso antes de se começar as festividades onde afirmava um orçamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com aumento de até 72% para 2012 caso o Congresso aprove todas as emendas parlamentares em favor da autarquia apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União. O que é uma ótima notícia posto já afirmamos aqui que ano que vem a cultura pode ter um corte de 16%!!!

José Nascimento Júnior Presidente do Ibram

Balanço de 2011

Nascimento fez um balanço bastante positivo sobre o ano de 2011. Lembrou que os 30 museus a ele vinculados realizaram um total de 70 exposições. Na área de fomento, a instituição apoiou mais de 200 projetos e criou os pontos de memória no exterior (Espanha, Uruguai e Bélgica), rede que deverá ser ampliada em 2012. Outra iniciativa destacada foi o 1º Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais, uma das maiores premiações do país neste setor, que recebeu a inscrição de mais de 120 propostas.

Pátio do Museu Histórico Nacional, palco da festa em homenagem ao Dia do Museólogo

Em seu balanço das atividades de 2011, Nascimento ressaltou também a implantação do Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), que deu mais transparência à gestão documental da instituição. E destacou importância do setor de publicações do Instituto na sistematização e produção de conhecimento. Segundo ele, não há terceirizações nesta área.

Projeções para 2012

Além dessas projeções fiz uma rápida pesquisa no site do Ministério da Cultura onde informava que o Ibram lançará editais de fomento e qualificação em 2012, com investimento de R$ 129,5 milhões.

Aqui no Rio de Janeiro, os museus terão programação especial em junho, durante a Rio +20 , reunião sobre meio ambiente promovida pela Organização das Nações Unidas. Além disso, estão previstas para o próximo ano as seguintes atividades do Ibram: Fórum Nacional de Museus (de 16 a 20 de julho), X Semana Nacional de Museus (14 a 20 de maio) e a Sexta Primavera de Museus (setembro).

Está prevista também uma nova edição do Programa de Fomento Ibram, além da continuidade do Programa de Qualificação em Museologia e a ampliação, em pelo menos 20%, do número de exposições nos 30 museus integrantes da estrutura do Ibram.

E pensando nos mega eventos esportivos que acontecerão no Brasil e talvez querendo de evitar o que aconteceu no Pan no Rio de Janeiro que não deixou para a cidade nenhum registro cultural o Instituto pretende ainda aprovar o Projeto do Legado Cultural para o Setor Museal, que prevê a destinação de R$ 200 milhões por ano, até 2014, para a modernização, qualificação e garantia de atratividade dos museus brasileiros para os megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil, aliás, um projeto um pouco tarde.

O Brasil também sediará uma reunião com especialistas em patrimônio museológico e coleções para discutir um marco regulatório internacional para o setor, sob a coordenação do Ibram, conforme proposta aprovada pela Unesco. Além disso, terão início as reuniões do projeto Conexões Ibram, que objetiva a disseminação e o desenvolvimento de temas estruturantes para a área museal em estados e municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário