20/12/2011

Museu como ferramenta publicitária: Fórmula secreta da coca-cola é exposta em museu

Tá aí uma empresa que inovou e revolucionou o marketing mundial. Algumas das principais estratégias de vendas do século XX foi elaborada pela marca, e isso vai desde as cadeiras e mesas de bares com a imagem da marca a até o exaustivo uso do Papai Noel como garoto propaganda. Mas sua última estratégia de marketing chamou um tanto a atenção. Acontece que a tal receita secreta da bebida mais conhecida do mundo, foi transferida no dia 8 de dezembro, para um novo cofre, que está exposto no museu World of Coca-Cola, em Atlanta, o que causou certo burburinho.


É claro que ninguém vai poder chegar perto o suficiente para poder ver os ingredientes da cobiçada receita criada em 1889 (chupa plancton). A estratégia mesmo é aguçar a curiosidade dos visitantes e sacralizar um objeto digno de exaltação nos quatro cantos do planeta.

Ninguém será capaz de ver a fórmula? Diz isso pra esse carinha aí em cima.

O que poucos sabem é que a formula criada por John Pemberton – já vazou a um tempão. Uma cópia manuscrita da receita foi encontrada na parte de trás do livro do farmacêutico meio século atrás, e impresso em 1979 em uma edição do jornal The Atlanta-Journal Constitution.

Que o museu é uma ferramenta de propaganda ideológica já sabemos, é utilizado por governos e por grandes colecionadores como uma pequena mostra de seu poder e como uma forma de transmitir uma ideia. O que vemos aqui é uma demonstração de poder e transmissão de uma ideia mercadológica, um rumo que cada vez mais as instituições estão cedendo.

Para saber mais:


Coca-Cola: Como fazer; Receita secreta da Coca-Cola é exposta em museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário