13/06/2012

Ibram assina acordo de cooperação com Uruguai

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) recebeu, na última terça-feira (5), a visita da diretora de Relações e Projetos Internacionais do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, Andrea Vignolo. Ela participou de reunião com o presidente do órgão, José do Nascimento Junior, para discutir a cooperação entre Brasil e Uruguai na área de museus. 

Durante o encontro, foi assinado memorando que prevê a realização de ações que atendam ao fortalecimento de museus e outras instituições do Uruguai e do Brasil vinculadas à preservação do patrimônio museológico, cultural e natural, estimulando a conservação, restauração, educação e investigação nelas centradas, assim como o acesso democrático da população. 

As ações incluem projetos voltados para a museografia, conservação, restauração, registro de museus e coleções; intercâmbio de especialistas, funcionários, professores e pesquisadores; formação e aperfeiçoamento de pessoal de museus; intercâmbio de informação; estudos e pesquisas; estágios, cursos, seminários, conferências e oficinas; além de publicações na área.

Não tenho certeza se esta notícia está atrelada ao anúncio feito pelo José Nascimento ano passado quando fez um balanço positivo sobre a atuação do IBRAM. Neste discurso que você pode ter acesso clicando aqui, era lembrado dos pontos de memória criados pela instituição em alguns países, dentre eles o Uruguai, e que este ano estava previsto mais acordos neste sentido. Aliás, esta não é a primeira iniciativa neste sentido. Antes mesmo de existir o IBRAM Brasil e Uruguai já tinham acordos de cooperação mútua na área de museus.

É notável também que o país vem desde 2010 tomando outras iniciativas no sentido de melhorar suas instituições museológicas, criando novos espaços e ampliando outros. Para conhecer um pouco mais estes projetos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário