06/04/2014

Espanhol fica pelado diante de quadro de Botticelli

Ainda não se sabe a identidade do jovem de 25 anos, nem se o episódio foi uma exibição artística ou uma loucura de um turista

O jovem espanhol que tirou toda a roupa na galeria italiana Reprodução / Facebook Susanna Mantovani


RIO - No último sábado, um espanhol entrou na Galería degli Uffizi, em Florença, na Itália, como um turista, mas quando chegou à sala de “O nascimento de Vênus”, do renascentista Sandro Botticelli, ele se posicionou diante do quadro e começou a tirar todas as peças de roupa, até ficar completamente pelado. A atitude do jovem, de 25 anos — que tem a identidade desconhecida até agora — gerou burburinho nas redes sociais e nos meios de comunicação italianos. Apesar de ter recebido uma denúncia por atos obscenos, o espanhol foi deixado em liberdade.
Segundo o depoimento de Susanna Mantovani, uma guia turística que presenciou a cena, o homem se ajoelhou diante da obra e jogou pétalas de rosa no chão, imitando as flores que caem sobre a deusa na célebre pintura, feita pelo artista italiano entre 1482 e 1485. Atônitos, os seguranças do museu imediatamente chamaram a polícia, que cobriu o espanhol nu e levou-o até a delegacia, enquanto ele gritava “freedom, freedom” (liberdade em inglês).
Jornais italianos afirmam que o jovem perguntou aos guardas se sua performance havia sido gravada, dizendo que “aquilo era poesia”. O diretor da galeria, Antonio Natale, confirmou que a notícia era verdadeira, e afirmou que nenhum dano foi causado à instituição.
“Entre um milhão e 900 mil visitantes, podem haver pessoas inquietas, apaixonadas, com problemas. Talvez ele tenha sido afetado pela síndrome de Adão”, disse Natale.
Ainda não se sabe se o episódio foi uma loucura passageira de um turista ou se o gesto foi uma exibição artística do espanhol. Os comentários na internet sobre o caso são os mais variados, mas alguns asseguram que ele conseguiu, em dois minutos, “explicar a todos o sentido do Renascimento”.

http://oglobo.globo.com/cultura/espanhol-fica-pelado-diante-de-quadro-de-botticelli-11968068

Nenhum comentário:

Postar um comentário