07/07/2014

Casa onde George Orwell nasceu, na Índia, será transformada em museu

Prédio fica na cidade de Motihari, perto da fronteira com o Nepal

RIO — O decrépito bangalô de três cômodos em Motihari, na Índia, onde George Orwell nasceu em 1903 está sendo restaurado e vai se tornar uma museu para celebrar a vida e a obra do escritor britânico, segundo o jornal The Times of India,
A renovação está sendo discutida desde 2010, quando a casa foi declarada um local a ser conservado, e será conduzida pelo governo do estado de Bihar, que espera transformar o lugar num ponto turístico.
Motihari fica no nordeste da Índia, perto da fronteira com o Nepal. Orwell, batizado como Eric Arthur Blair, nasceu lá enquanto seu pai, Richard Blair, trabalhava em Bihar como funcionário público supervisionando a exportação de ópio para a China.
Ainda não se sabe o que será exibido no museu. Richard Blair, filho de Orwell, se declarou favorável ao projeto e pretende ajudar. A maior coleção de material do escritor — com manuscritos, correspondências, gravações de áudio, fotografias e diários — está no George Orwell Archive, na University College, em Londres.
Richard Blair é membro do comitê desse arquivo e uma de suas ideias, segundo ele disse ao jornal inglês The Guardian, é criar cópias desse material para enviar a Motihar.

http://oglobo.globo.com/cultura/livros/casa-onde-george-orwell-nasceu-na-india-sera-transformada-em-museu-13096497#ixzz36QN8JwOo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget