02/03/2010

Brasil, Paraguai e Itaipu Binacional firmam acordo inédito

Do site do Ministério da Cultura:

Protocolo de Cooperação Cultural

Brasil, Paraguai e Itaipu Binacional firmam acordo inédito que põe a Cultura no centro das relações dos países

Acordo de R$ 44 milhões foi assinado pelos ministros Juca Ferreira e Ticio Escobar

O primeiro acordo de cultura entre dois países com a participação de uma empresa pública teve seu pontapé inicial na última sexta-feira, 26 de fevereiro, com a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Cultura do Brasil, a Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai e a Itaipu Binacional.

A solenidade de assinatura do protocolo pelos ministros da Cultura do Brasil e do Paraguai, Juca Ferreira e Ticio Escobar, teve ainda a presença do chanceler Celso Amorim, das Relações Exteriores, e do ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, Orçamento e Gestão, além dos diretores-gerais brasileiro e paraguaio da binacional, Jorge Miguel Samek e Gustavo Codas Friedmann.

O acordo, desenhado sobre uma previsão de investimento de R$ 44 milhões em três anos, é o mais expressivo da história do Brasil nesta área. Envolve o entorno da geradora e possibilitará a implantação ou aprimoramento de ações culturais em todo o território paraguaio e em municípios brasileiros próximos à usina.

Mudança de Conceitos

A cerimônia teve como pano de fundo, ao longe, o imponente vertedouro da hidrelétrica binacional.
Ao assinar o termo, o ministro Juca Ferreira chamou a atenção para o fato de que acordos como este, além de beneficiar os dois países no campo cultural, são adicionalmente positivos pelo fato de que conseguem mudar visões. “Conceitualmente, um protocolo como este desloca a cultura de um lugar secundário para um papel central no desenvolvimento dos países.”

Seu colega paraguaio destacou o papel da cultura como “o território no qual se pode dissentir [divergir]”, além de possibilitar se contar com “mediações” úteis para a vida em sociedade.

O diretor paraguaio, Codas, contextualizou o que a cultura significa para a corporação. “Itaipu colocou há bastante tempo a cultura como parte importante de sua estratégia de desenvolvimento.“

O diretor brasileiro da binacional apontou o fato de que o protocolo consagra a expertise brasileira na gestão de cultura, demonstrado pelo interesse de outros países. “Na área cultural, o presidente Lula foi buscar duas pessoas extraordinárias, Gil e Juca. Essa dupla montou uma gestão que é reconhecida mundialmente”.

Acordo Inédito

O protocolo de cooperação prevê sua implementação em cerca de 30 municípios espalhados por todo o território paraguaio, e por dez municípios brasileiros situados no entorno do reservatório da usina.
Envolve quatro grandes áreas: Cultura e Cidadania; Cultura e Economia; Cultura, Cidades e Território; e Cultura e Diversidade.

A vertente Cidadania será realizada com a implantação de Pontos de Cultura - ação que consolida e reforça iniciativas já existentes nas comunidades -, nas suas várias versões (Pontos de Cultura Indígenas, Pontos de Cultura de Comunidades e Povos Tradicionais, Pontinhos de Cultura/Espaços de Brincar, Pontos de Leitura etc), além de outras iniciativas como o Cine Mais Cultura.

Cultura e Economia se realizará por meio de Microprojetos Mais Cultura, oficinas de capacitação e, na área do audiovisual, via encontro de documentaristas.

O Eixo Cultura, Cidades e Território compreenderá ações do Espaço Mais Cultura, de patrimônio e a criação do Centro Binacional de Referências Arqueológicas da Bacia do Paraná 3 e do Memorial das Sete Quedas, entre outros. Nesta chave entra o projeto “Ciudadela Cultural de Asunción” – que incluirá o cabeamento subterrâneo da rede elétrica e iluminação pública de monumentos do centro histórico da cidade de Assunção. Têm lugar, também, as bibliotecas (Mais Cultura), com implantação ou modernização desses centros.

Guaranis

A preservação e estímulo à cultura Guarani, elemento fundante das expressões locais, principalmente no Paraguai, será um dos tópicos do Eixo Cultura e Diversidade. A ela se somarão seminários como o da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e ações como o apoio a campanha sobre diversidade linguística no Paraguai.

(Texto: Nei Bomfim, Comunicação Social/MinC)



Um comentário:

  1. Em fim a CULTURA no centro das relações de países. No caso, Brasil - Paraguai. Inédito mesmo.

    ResponderExcluir