19/09/2011

Mais um museu das HQs

Não é a primeira vez que posto sobre um museu voltado para os quadrinhos aqui no museologando. Mas tal temática parece não se esgotar. Além disso o motivo de eu estar trazendo novamente um artigo sobre esta temática é que este será abordado na exposição curricular da unirio este semestre, além de ser também o tema da minha monografia (em breve será postado aqui). Enfim, o museologando tem o orgulho de trazer até vocês mais um museu sobre quadrinhos, o China Comic and Animation Museum. Só pelo fato de ser da China já me chama atenção, mas ele ainda tem esse formato de balões. Os números são enormes:

Como se não bastasse, através de um concurso mundial, a empresa holandesa MVRDV ainda ganhou a concessão de projetar o museu, na cidade de Hangzhou. Serão 8 prédios em forma de balões de fala, estimados em 125 milhões de dólares. (JOVEM NERD)

O aspecto arquitetural é sempre algo extremamente complexo para um museu. Por isso, onde são oferecidos os cursos de museologia geralmente aparecem disciplinas sobre arquitetura (o ideal mesmo era uma disciplina específica sobre isso, que aliás, algumas universidades possuem). Neste museu por exemplo, além do desing maneiraço, que é uma baita jogada de marketing, toda sua arquitetura foi pensada em aspectos funcionais tanto para o visitante quanto para a função de museu. Mas como ninguém quer um museu onde fingimos nos divertir, este museu Chinês será totalmente interativo dando oportunidade para o visitante mergulhar de cabeça no universo HQ até bater no fundo e rachá-la!


Nenhum comentário:

Postar um comentário