30/08/2011
Aconteceu no Museu
Rapaz que perdeu o emprego no museu por causa da urina
Coonfira o Vídeo!
29/08/2011
expo: SBT 30 ANOS
A mostra ficará em cartaz até 24 de outubro, celebrando os melhores momentos da trajetória de 30 anos de uma das maiores emissoras de televisão do país, por onde passaram e se encontram grandes ícones da TV brasileira.
Confira o Vídeo!
26/08/2011
25/08/2011
CARTA-TESTAMENTO DA CULTURA
DO MINISTÉRIO DA CULTURA
http://soscultura2011.blogspot.com/p/carta-testamento-dos-servidores-do.html
Cultura em Greve - Protesto do Pijama
Servidores da cultura, em estado de greve, vestiram pijamas em referência ao aniversário da morte de Getulio Vargas e protestaram. Eles distribuíram panfletos e leram um documento que chamaram de Carta Testamento, denunciando a falta de apoio à cultura.
Confira o Vídeo!
24/08/2011
Primeira sede do MoBA, o Museu da Arte Ruim, é inaugurada nos Estados Unidos
RIO - Quantas vezes você já parou em frente a um quadro e pensou que até uma criança de 4 anos ou um mico amestrado faria algo melhor que a obra exposta? Pois agora este tipo de arte tem endereço certo. Acaba de ser inaugurado nos Estados Unidos o MoBA, Museum of Bad Art ("Museu da arte ruim", em tradução livre), espaço dedicado a algumas das piores pinturas já produzidas por seres humanos. Com 600 peças em sua coleção permanente, o MoBA orgulhosamente se apresenta como "o melhor estabelecimento de arte ruim do mundo".
Instalado "convenientemente entre os banheiros" do porão de um teatro no estado americano de Massachusetts, o exótico museu já angariou contribuições com pouco ou nenhum custo. Fundado por um grupo formado pelo músico e animador infantil Michael Frank e por Louise Reilly Sacco, o MoBA surgiu quando o casal descobriu uma pintura tão ruim que os fez ter vontade de exibi-la. O ano era 1993. Além de sua sede física, o MoBA publicou um catálogo intitulado: "Museum of Bad Art: Art too bad to be ignored" ("Museu da Arte Ruim: Ruim demais para ser ignorada"). As informações são do jornal britânico "The Independent".
Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/08/22/primeira-sede-do-moba-museu-da-arte-ruim-inaugurada-nos-estados-unidos-925175944.asp#ixzz1VxLzmbQg
CULTURA EM GREVE!
SINTRASEF
23/08/2011
19/08/2011
MNBA - 3º Festival Internacional de Humor
18/08/2011
Museus da Holanda poderão vender obras para pagar contas
ROTERDÃ, Holanda (Reuters) - O Museu Wereldmuseum (museu do mundo), de Roterdã, planeja vender suas raridades africanas e americanas para cobrir os futuros rombos nas receitas por causa da crise econômica na Europa e os cortes de subsídios dados pelo governo às artes, previstos para 2013.
O Wereldmuseum é uma das várias instituições holandesas que estão sob pressão para arrecadar dinheiro entre o público. As ideias avaliadas incluem desde um patrocínio ligado a um reality show à abertura de um hotel nas suas dependências.
'Nós vamos vender as coleções inteiras da África e das Américas, e somente vamos manter as peças principais do restante do acervo, para que possamos nos concentrar em arte asiática', disse o diretor do Werelmuseum, Stanley Bremer.
'Vamos colocar no banco o dinheiro que arrecadarmos', declarou ele à Reuters. 'Se você está alerta para a situação na Europa, pode ver que poderá haver um problema em cinco ou seis anos. Então, ou nos acomodamos ou fazemos um plano. E nosso plano é levantar dinheiro para ser o mais autossuficientes possível.'
O governo disse que subsídios estatais para as artes e cultura sofreriam um corte de 200 milhões de euros a 700 milhões de euros a partir de 2013, e que no futuro os museus terão de obter 17,5 por cento de sua renda de novos financiadores ou parceiros.
INDIGNAÇÃO
A possível venda -- se nenhum outro museu na Holanda puder adquirir as obras, outros compradores serão aceitos -- provocou indignação em alguns setores.
A coleção africana do Wereldmuseum é uma das mais antigas da Europa e abrange peças recolhidas por mercadores holandeses a partir do século 19, como o empresário Hendrik Muller, que fazia comércio na África.
'Seria uma imensa perda para a Holanda. Precisamos garantir que eles fiquem na Holanda', disse o presidente da Fundação da Holanda para Coleções Etnográficas, Steve Engelsman. A entidade representa os oito museus etnográficos do pais.
Bremer afirmou que o museu vai se voltar para suas coleções da Ásia e Ásia-Pacífico porque já existem cinco outros na Holanda dedicados à África.
O Museum Boerhaave, em Leiden, direcionado para história da ciência e medicina, poderá também ter de recorrer à venda de obras, já que corre o risco de fechar.
'É possível que alguns itens tenham de ser vendidos, se não pudermos obter dinheiro por outros meios', disse o diretor Dirk van Delft.
O museu Meermanno, que reúne livros, situado em Haia, iniciou um esquema de patrocínio para suas obras.
Denominada 'Boek zoekt vrouw, man of bedrijf!' ou 'Livro procura uma esposa, marido ou empresa (negócio)', o esquema de patrocínio é um jogo em um popular reality show da TV, intitulado 'Fazendeiro procura Esposa', uma versão holandesa de 'O Solteiro'.
(Reportagem adicional de Sara Webb)
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/08/museus-da-holanda-poderao-vender-obras-para-pagar-contas.html
16/08/2011
MAST - Publicações Museologia
A Coordenação de Museologia disponibiliza, no site do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), nove publicações na íntegra e de forma gratuita. Entre elas, estão cinco volumes do livro que reúne textos sobre os assuntos discutidos no ciclo de palestras anual MAST Colloquia, organizado pelo Museu; uma publicação que reúne catálogos e manuais de instrumentos científicos, importante documento para orientar pesquisadores e objeto de divulgação de uma parte do acervo do MAST; os anais do 2º Congresso Latino Americano de Restauração de Metais; e os livros Coleções Científicas Luso-Brasileiras: Patrimônio a ser descoberto e Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia.
Os interessados devem acessar o site do MAST, na sessão Acervo/Acervo Museológico/Publicações da Museologia ou através dos links abaixo.
Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia
Coleções Científicas Luso-Brasileiras: Patrimônio a ser descoberto
Anais 2° Congresso Latino-Americano de Restauração de Metais
CATÁLOGOS E MANUAIS
MAST COLLOQUIA 11
MAST COLLOQUIA 10
MAST COLLOQUIA 9
MAST COLLOQUIA 8
MAST COLLOQUIA 7
Serviço
Museu de Astronomia e Cinências Afins- MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 3514-5200
Site: www.mast.br
Expo. Tatuagens Urbanas
Exposição vai até o dia 18 de setembro no Museu de Artes e Ofícios.
Confira o Vídeo!
15/08/2011
Vamos ao Museu? Ep. 2
UM DOS PALACETES MAIS INVEJADOS DA ÉPOCA. Repórter Rio: de segunda a sexta, 12h00, na TV BRASIL. Para mais edições, acesse: http://tvbrasil.org.br/reporterrio/
Confira o Vídeo!
12/08/2011
Museu dos Teatros é desativado; acervo vai para o Teatro Municipal - CBN
O IMPORTANTE NA POLÍTICA DE MUSEUS E NESSA QUESTÃO É A GENTE PENSAR QUE A GENTE NÃO, QUE NÃO TEVE SE TER PEQUENOS MUSEUS COM POUCA FORÇA, E O MUSEU DOS TEATROS NA VERDADE NUNCA FOI UM MUSEU NO CONCEITO DE MUSEU TOTAL, PRA VISITAÇÃO, PRA PROGRAMAS EDUCATIVOS. ELE ERA UMA RESERVA TÉCNICA, UM ACERVO IMPORTANTE APENAS...
Doutorado em Museologia e Patrimônio - aula inaugural
09/08/2011
Matéria na Istoé: O museu como meio de comunicação
Paula Alzugaray



Fonte
Revista Eletrônica EducaMuseu
http://www.educamuseu.com/p/revista_15.html
Ano I - Número 01 - Agosto 2011
PROCESSO MUSEOLÓGICO E EDUCAÇÃO: contribuições e perspectivas - Maria Célia Teixeira Moura dos Santos
Trabalhadores de Museus: O público esquecido pelos serviços educativos - Gabriela Figurelli
Museus e o público infantil – alguns casos e várias reflexões - Maria Isabel Leite
A evolução histórica dos Serviços Educativos em museus - Moana Soto
Serviços Educativos Online nos Museus Portugueses - Sandra Daniela Ferreira Barbosa
“Musealizando” - Proposta de uma actividade educativa no Museu Nacional de Machado de Castro - Cátia Raquel de Teixeira Ferreira
A Aula no Museu Municipal de Caxias do Sul/RS - Fabiana de Lima Sales
Resenha GRINSPUM, Denise & Araújo, Marcelo. “Educação em Museus” - Fernanda Castro
08/08/2011
Morde e Assopra no Museu
05/08/2011
Governo do Amazonas consegue anular tombamento de Encontros das Águas
A Justiça Federal do Amazonas anulou nesta quinta-feira (4) o tombamento provisório do Encontro das Águas do rios Negro e Solimões, em Manaus. O fenômeno se estende por uma faixa de mais de seis quilômetros, onde os rios se encontram, mas não se misturam. O Encontro das Águas é uma das principais atrações turísticas de Manaus.
O tombamento provisório do fenômeno natural ocorreu em novembro do ano passado com o objetivo de proteger seu valor histórico, cultural, estético, paleontológico, geológico e paisagístico. No entanto, o governo do Amazonas ingressou com uma ação na Justiça Federal do Amazonas afirmando que houve falhas no processo administrativo de tombamento do Encontro das Águas. O Executivo amazonense questionou, na ação impetrada na Justiça Federal, a ausência de audiências públicas e que também não foi notificado do processo de tombamento do Encontro das Águas.
Pela decisão do juiz Dimis da Costa Braga, da 7ª Vara Federal, a falta de audiências públicas foi a grande falha do processo de tombamento do Encontro das Águas. As outras alegações do Executivo amazonense não foram acatadas. “Tratando-se de um bem cuja importância transcende, inclusive, os limites regionais, como é o Encontro das Águas, impõe-se oportunizar a participação da sociedade, órgãos, institutos e outros interessados no processo de tombamento”, diz o juiz na decisão.
“De outra forma, as audiências e consultas públicas nada mais são que instrumentos utilizados para dar efetividade aos princípios ambientais da participação e informação, os quais se encontram expressamente previstos no Princípio nº 10 da Declaração do Rio/92 (Eco/92). Faz-se imprescindível que o Iphan, antes da conclusão do processo, realize pelo menos uma audiência ou consulta pública na cidade de Manaus e pelo menos uma em cada um dos municípios cujo território incida na área tombada”, complementa o magistrado. A reportagem do iG não conseguiu contato com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Apesar da decisão, o juiz reconhece a importância do bem para a cidade de Manaus e as constantes ações de degradação das margens dos dois rios, como a instalação de portos ilegais na região. Além de ser considerado um fenômeno natural único, o Encontro das Águas também tem o sítio arqueológico mais antigo do Amazonas já encontrado. O sítio dona Stella tem vestígios arqueológicos dos anos 8.000 a 9.000 antes de cristo.
O processo de tombamento do Encontro das Águas é alvo de uma grande polêmica desde o ano passado. Não somente o governo do Amazonas como empresários questionam a ação do Iphan buscando uma flexibilização da área e das regras do tombamento. Na região, a empresa Lajes Logística pretende construir um porto na margem direita do Encontro das Águas, um projeto de aproximadamente R$ 200 milhões. Os responsáveis pelo projeto afirmam que a obra gerará 600 empregos diretos durante a construção e 200, quando estiver em fase de operação. O porto ocuparia uma área de 600 mil metros quadrados.
Na terça-feira, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já havia liberado a licença de instalação do porto, apesar da área ainda ser considerada, naquele momento, provisoriamente tombada. A decisão foi de encontro a uma determinação da Justiça Federal do Amazonas que proibiu o seguimento de qualquer processo de licenciamento antes da definição sobre a confirmação ou anulação do processo de tombamento do Encontro das Águas.
FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/am/governo+do+amazonas+consegue+anular+tombamento+de+encontros+das+aguas/n1597117889461.html04/08/2011
Para dirigente do Iphan/RJ, é 'ridículo' dizer que ele não pode autorizar obras no Maracanã
Em São Paulo
O superintendente do Iphan, no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, negou nesta quarta-feira (03/08) que tivesse cometido improbidade administrativa ao autorizar previamente a demolição da marquise do Maracanã, tombado em 2000 por seu valor histórico e etnográfico. A juiza Regina Coeli Formisano, da sexta Vara Federal, pode conceder nas próximas horas liminar que interrompe as obras na cobertura do estádio.
O superintendente Carlos Fernando Andrade reagiu com mais veemência quando foi questionado sobre sua atribuição formal de conceder autorização prévia para obras em bens tombados. Para o procurador da República, Maurício Andreiuolo, houve improbidade administrativa por parte de Fernando Andrade.
“Isso é ridículo”, disse o superintendente do Iphan. “É minha atribuição cuidar de tudo”.
O pedido de liminar encabeça a açao civil pública movida pelo procurador da República Maurício Andreiuolo, que denuncia o que considera “uma série de irrregularidades desde a autorizaçao prévia assinada pelo superintendente até o início das obras sem análise do corpo técnico e conselho consultivo do Iphan”.
Questionado sobre os pontos que sustentam o pedido de liminar e o de ação civil pública federal contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, o superintendente do Iphan respondeu tópico a tópico.
Sobre a autorização prévia escrita em ofício e não em formulário técnico adequado como determina a Portaria 420 do Iphan:
“Entendi que numa análise complexa como esse meu parecer de 4 abril/2011, a portaria seria insuficiente e inadequada. Por ser documento interno, apenas o presidente do Iphan é que pode determinar a inadequaçao ou nao do uso ou nao do formulário ou da portaria. Formei um processo administrativo e enviei a Brasília. Até hoje, não recebi por parte da presidência do Iphan nenhum tipo de questionamento sobre o uso da portaria 420”, comentou Carlos Fernando Andrade.
Outro ponto negativo enfatizado pelo procurador da República se refere ao fato de as obras terem começado mediante uma simples autorização prévia, o que também “contraria o regulamento de preservaçao de bem tombado”.
“Eu concordo com isso também”, disse o superintendente ao ser questionado. “Autorizaçao prévia não é uma autorizaçao de obra. Mas acontece que a obra, nesse caso, é uma demoliçao . Há laudos sobre o estado de colapso da cobertura . É a retirada de algo que representa perigo para vidas humanas e para o bem tombado”.
Perguntado sobre quem deveria ter fiscalizado o bem tombado para evitar o colapso da cobertura, o superintendente foi genérico: “ todos nós, mas o Iphan não tem especialistas para realizar esse trabalho. Como o estádio é do Estado, entendo que era atribuição da Secretaria de Obras fazer esse acompanhamento de engenharia estrutural”.
O Maracana foi tombado em 2000 pela modalidade etnográfica e não como patrimônio histórico, de valor arquitetônico. Mesmo assim, o procurador da República pede a paralisação da demolição da marquise, atento ao fato de que as obras não foram formalmente autorizadas pelo conselho consultivo do Iphan.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/08/04/superintendente-do-iphan-diz-que-e-ridiculo-dizer-que-nao-pode-autorizar-obras-no-maracana.htmFonte:
Artista expõe mulher gigante em lago na Alemanha

Do G1 por sugestão da Moana do EducaMuseu.
03/08/2011
Vamos ao Museu?
Um jeito diferente de mostrar o riquíssimo acervo histórico do Rio.
O primeiro passeio é sobre a história do automóvel no Brasil.
Confira o vídeo!
Vamos ao museu?
O programa Repórter Rio, da TV Brasil, inaugura nesta quarta-feira, 3/8, a série Vamos ao Museu?, que irá ao ar toda a semana (às quartas, das 12h às 12h30), sempre com um museu como tema. A série vai mostrar a riqueza histórica e cultural guardada nos museus da cidade do Rio de Janeiro.
A intenção é usar uma linguagem moderna para “guiar o telespectador por diferentes épocas, civilizações e costumes que revelam curiosidades sobre a vida do povo brasileiro e de seus antepassados”, anuncia a emissora.
O quadro de estréia apresenta o Museu Histórico Nacional/Ibram. Foi feita extensa gravação no circuito de exposição de longa duração do museu, com destaque para a iconografia de Tiradentes, carruagens e a Santa do Pau Oco, entre outras peças.
O Museu da República/Ibram e o Museu Nacional Quinta da Boa Vista serão as próximas atrações do programa, e logo outras instituições museais também serão mostradas. O programa tem roteiro e direção de Renata Chaiber e edição e apresentação de Cláudia Tisato.
Veja o vídeo de divulgação da série:
02/08/2011
Museu Casa de Schwarzenegger

NOVA YORK — Um novo museu em homenagem a Arnold Schwarzenegger, o fisiculturista, ator de Hollywood e ex-governador da Califórnia, abriu neste fim de semana na vila austríaca onde ele nasceu, Thal, perto de Graz, marcando seu 64º aniversário.
O museu, localizado na casa onde Schwarzenegger viveu até se mudar para a Inglaterra em 1966 e depois para os EUA, claramente tem sua aprovação. Os objetos em exibição incluem não apenas sua cama da infância e seu primeiro equipamento de levantamento de peso, mas também uma espada do filme "Conan, o bárbaro", lembranças do "Exterminador do futuro" e uma cópia da mesa usada por ele enquanto governador.
Apesar dos recentes golpes na imagem de Schwarzenegger nos EUA com a descoberta de um filho fora do casamento, a coordenadora do museu, Helga Forstner, acredita que "sua carreira foi tão extraordinária que o povo austríaco sente orgulho dele".
http://extra.globo.com/tv-e-lazer/schwarzenegger-ganha-museu-em-sua-cidade-natal-na-austria-2360808.html